Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Revolução Russa (6 de 6): A Nova Política Econômica e o stalinismo

 Fonte: Imago História



Ao perceber que as insatisfações começavam a se intensificar e que o modelo de Comunismo de Guerra não estava funcionando, Lênin colocou em prática a Nova Política Econômica (NEP), que nada mais era do que um flerte com o sistema capitalista com a função de dinamizar a economia russa - com privatizações, salários diferenciados, de acordo com determinadas funções, e abertura para o capital estrangeiro. Apesar de ser um sucesso, a NEP foi abandonada a partir do momento em que Stálin centralizou o poder em suas mãos.
Lênin, o grande líder da revolução, acabou morrendo em 1924 - abrindo espaço para uma disputa de poder entre Trotsky e Stalin. Aos poucos Stalin conseguiu cooptar a burocracia russa – aquela acostumada desde tempos imemoriais a apoiar o czarismo – derrotando Trotsky, forçando-o a se isolar no exterior em 1929, onde foi assassinado em 1940.
Com o exílio de Trotsky, Stálin consolidava o seu poder na União Soviética, tornando-se verdadeiramente a personificação do poder. Cassou de forma impiedosa todos que minimamente se mostrassem uma ameaça e instituiu o que se costuma chamar de “culto à personalidade”, onde se procura continuamente reforçar a imagem do líder e, em contraposição apagar e denegrir a imagem dos opositores.

Cartaz publicado na época do lançamento da NEP destaca o desenvolvimento da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário