Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Revolução Francesa (2 de 5): Os três estados


Fonte: Imago História

Com cerca de 24 milhões de habitantes a França era no final do século XVIII o país mais populoso da Europa e também um dos mais injustos. Na França o clero e a nobreza tinham enormes privilégios e o rei impunha a sua vontade, era o representante de Deus na terra. Nessa época a sociedade francesa estava dividida em três ordens ou estados:

O primeiro estado era o clero, que representava a Igreja, com cerca de 120 mil pessoas.

O segundo estado era a nobreza, composta pela corte, que girava em torno do rei, pela nobreza provincial e pelas pessoas que embora não tenham nascido nobre enriqueceram e compraram títulos de nobreza. À nobreza correspondia um total de 360 mil pessoas.

O terceiro estado era formado pela maioria da população, entre burgueses, trabalhadores, artesãos e camponeses, além de um grande contingente de desempregados, famintos e marginalizados. Mas o grande contingente populacional eram realmente os camponeses, que correspondiam a cerca de 80% da população francesa. Muitos desses camponeses ainda estavam presos aos seus senhores feudais.

A charge abaixo faz referência aos três estados e aos privilégios de classes, em especial à isenção da cobrança de impostos para o clero e a nobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário