domingo, 5 de agosto de 2012

Resolução atividade Guerra Fria (9º ano)


1.     Qual o significado da expressão "Guerra Fria"?
O período marcado pela disputa ideológica, política e econômica por áreas de influência entre o governo capitalista dos EUA e o governo socialista da URSS recebeu esse nome por que as duas potências não chegaram a se enfrentar diretamente.

2.     Os Estados Unidos e União Soviética saíram da Segunda Guerra como líderes mundiais representativos dos sistemas capitalista e socialista, respectivamente. Caracterize cada um desses sistemas econômicos.

Capitalismo
·                   Proteção à propriedade privada dos bens
·                   Liberdade de escolha
·                  Consumismo
·                  Visa o lucro
·                  Estado deve evitar intervir na economia

Socialismo
·                 Meios de produção são socializados
·                 Não existe propriedade privada
·                 Bem comum acima do individual
·                Planificação da economia pelo Estado


3.     Por que o Muro de Berlim, construído em 1961, era considerado o símbolo da Guerra Fria?
O muro de Berlim separava a cidade em duas áreas de influência: o lado capitalista e o lado socialista. Foi considerado um símbolo do mundo bipolarizado.

4.     Alguns estudiosos consideram o início da Guerra Fria o ano de 1947, quando o presidente americano Harry Truman lançou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman. Em que ela consistia?
A Doutrina Truman foi a nova orientação política norte-americana no pós-guerra. De acordo com ela, os EUA assumiram a posição de líder dos países capitalistas ocidentais para enfrentar o avanço soviético, oferecendo apoio econômico e, principalmente, militar aos países capitalistas da Europa.

5.     No contexto do pós-guerra, o que representava a “cortina de ferro”?
Era a dominação hegemônica da URSS no leste europeu. Ou seja, foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes: a ocidental e a oriental como áreas de influência político-econômica distintas; o domínio da URSS no leste europeu.

6.     O que visava o Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial?
O Plano Marshall foi o complemente econômico da Doutrina Truman (lançado ainda em 1947), que previa ajuda econômica para a reconstrução dos países europeus arrasados pela Segunda Guerra.

7.     Qual o objetivo da URSS ao criar o COMECON?
O COMECON (ou Conselho para Assistência Econômica Mútua) foi a resposta da URSS ao Plano Marshall. Assim com os EUA apoiaram os capitalistas, a URSS forneceu ajuda militar e econômica aos países do bloco socialista. Foi criado em 1949 com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e integrar as economias do leste europeu.

8.     De forma geral, a Guerra Fria se desenvolveu através de ações governamentais implementadas pelos líderes de cada bloco, que tinham interesse em expor a hegemonia do sistema que representavam. Cite a ação militar de cada bloco e o respectivo ano de seu lançamento.

OTAN (EUA)
·                  Criado em 1949
·                   Espécie de escudo militar do Ocidente capitalista contra a expansão do bloco soviético

Pacto de Varsóvia (URSS)
·                   Criado em 1955
·                   Pacto que previa o apoio mútuo dos países socialistas no caso de conflitos armados.


9.     A rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética, ao longo da Guerra Fria, manifestou-se através de vários elementos que visavam mostrar ou manter o poder de cada um destes países, como a corrida armamentista, os órgãos de espionagem e a corrida espacial. Explique cada um deles.
A corrida armamentista foi a disputa entre os EUA e a URSS pela capacidade de produzir armas com poderes cada vez maiores de destruição.

Os órgãos de espionagem durante a Guerra Fria eram: a Agência Central de Inteligência (CIA), criada em 1947, nos EUA, e o Comitê de Segurança do Estado (KGB), criado em 1954, na URSS.

Durante a Guerra Fria, os EUA e a URSS investiram também no desenvolvimento de tecnologia espacial. Esses investimentos eram estratégicos, pois os foguetes utilizados nos lançamento de espaçonaves e satélites podiam ser lançados também para o lançamento de mísseis nucleares a longa distância. Além disso, os satélites colocados na órbita terrestre poderiam servir para a monitoração e o controle do que acontecia nas mais diversas regiões do planeta.

10.  Qual a relação entre o desenvolvimento nuclear e o “pesadelo atômico”?
Além das bombas nucleares, os EUA e a URSS desenvolveram mísseis intercontinentais que podiam ser lançados a longas distâncias para atingir o território inimigo. A produção dessas armas e a possibilidade de uma guerra nuclear provocaram pânico nos habitantes desses países. As pessoas, dominadas pelo temor de uma possível guerra nuclear, construíram muitos abrigos, abastecendo-os com mantimentos suficientes para algumas semanas.

11.  Por que os governos dos EUA e da URSS assinaram acordos que limitavam a corrida armamentista?
Os governos dos EUA e da URSS assinaram acordos que limitavam a corrida armamentista por que eles estavam apreensivos diante do grande potencial destrutivo de suas armas nucleares, além da catástrofe que poderia ocorrer no caso de uma nova guerra mundial.

12.  Em 1947, o senador anticomunista Joseph McCarthy passou a liderar o movimento de “caça às bruxas”. Explique o que foi esse movimento.
Em 1947, o governo dos EUA reativou o Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso para investigar supostas infiltrações de agentes comunistas em suas instituições. Esse movimento foi organizado pelo senador Joseph McCarthy que liderou a chamada “caça às bruxas”, criando um ambiente de medo e intolerância na sociedade norte-americana. Por meio deste, qualquer manifestação supostamente comunista passou, então, a ser investigada. Artistas, intelectuais e cientistas foram perseguidos, muitos presos e alguns até condenados à morte.

13.  Diante do que você estudou acerca da Guerra Fria, explique a frase proferida pelo cientista Albert Einstein sobre o período:


“Não sei como será a Terceira Guerra Mundial será, mas posso te dizer como será a Quarta: com paus e pedras”.

2 comentários:

  1. Estou cursando o terceiro período de pedagogia e estou com carga máxima... estou com cinco disciplina e com MUITAS dificuldades... você foi um ANJO que Deus me enviou...! Obrigado por tudo e que Deus te abençoe mais e mais... AMEM! sou seu fã... ate a próxima, as outras postagem também foram de grande ajuda, você nem imagina o quanto você me fez feliz que Deus te faça feliz também...

    ResponderExcluir