Powered By Blogger

domingo, 5 de agosto de 2012

Resolução atividade I Segunda Guerra Mundial (9º ano)


1.       Por que a Segunda Guerra é considerada uma “continuação” da Primeira?
Porque, ao final da Primeira Guerra, as cláusulas estabelecidas pelo Tratado de Versalhes não solucionaram os fatores que motivaram o conflito e lançaram as sementes para a Segunda Guerra, como o revanchismo alemão.
2.       O que foi o pangermanismo?
Foi uma idéia estimulada pelos nazistas de que todos os povos de origem germânica deveriam se unir em uma única nação, chamada pelos nazistas de III Reich.
3.       Explique, em um parágrafo, as medidas adotadas pela Alemanha que refletem seu desejo de expansionismo e revanche.
Os nazistas defendiam um nacionalismo extremado e buscavam estimular nos alemães a ideia de que deveriam participar dos projetos expansionistas de invasão de territórios estrangeiros habitados por povos germânicos. Além disso, promoveram a recuperação econômica através do desenvolvimento da indústria bélica, por exemplo, e o alistamento de soldados.
4.       Explique o que foi a busca pelo “espaço vital” promovida pelo governo nazista.
A busca do governo da Alemanha pelo “espaço vital” consistia em obter terras e recursos suficientes para que a população alemã pudesse se desenvolver.
5.       Que argumentos foram utilizados pelos nazistas para justificar o genocídio de judeus e ciganos?
Os nazistas desenvolveram uma xenofobia extremada com caráter profundamente racista que se apoiava na ideologia do arianismo. Com isso, acreditavam descender de uma raça superior e consideravam os judeus e ciganos pertencentes a “raças inferiores”.
6.       Por que se diz que a Guerra Civil Espanhola foi “o ensaio geral” da Segunda Guerra?
Porque nessa guerra as forças militares da Alemanha e da Itália puderam experimentar armamentos e pôr em prática estratégias militares que mais tarde utilizariam na Segunda Guerra.
7.       O que foi o Pacto Anticomunista e por que ele agradava aos governantes dos países capitalistas?
Foi um acordo assinado por representantes da Itália, Alemanha e Japão, em 1937, que estabeleceu o chamado Eixo Roma-Berlim-Tóquio. Ele agradava aos governantes dos países capitalistas por que estes temiam o aumento da área da influência dos comunistas.
8.       Por que a Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética não se uniam diante do expansionismo dos países do Eixo?
Esse expansionismo não se chocava com os interesses dessas potências. A atuação de Hitler e de Mussolini colaborava com os planos franceses e ingleses de isolamento da URSS.
9.       O que foi a política de apaziguamento?
Foi uma política adotada pelos governantes de muitos países, como a França , a Inglaterra e os Estados Unidos após a Primeira Guerra, através da qual buscavam manter a paz entre as nações por meio da diplomacia.
10.   Por que o Pacto Germano-Soviético, assinado em 1939, representou uma reviravolta na política internacional?
Por que, até então, os países liberais (principalmente da França e da Inglaterra) acreditavam na veracidade do discurso anticomunista feito pelo governo nazista alemão.
11.   Qual o fato é considerado o estopim da Segunda Guerra Mundial?
A invasão da Polônia pelos alemães para reaver a importante cidade de Danzig.
12.   Quais os nomes dos blocos que se enfrentaram durante a Segunda Guerra e que os países que os lideravam?
O Eixo, representado pela Alemanha, a Itália e o Japão; e os Aliados, tendo como líderes a Inglaterra, a França, os Estados Unidos e a União Soviética.

Um comentário: