Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Primeira Guerra Mundial (4 de 4) - Guerra Total e Tratado de Versalhes

 Fonte: Imago História



Como explicar a extensão dos conflitos e tamanha carnificina durante a Primeira Guerra Mundial? A Grande Guerra foi marcada pelo princípio da vitória total, ou seja, o confronto entre as nações imperialistas era permeado pela pretensão a um status global único. As idéias de superioridade levavam as potências a travarem os conflitos até o esgotamento do inimigo.

Contudo, se a guerra foi total, a paz não. O sonho de uma paz onde não houvessem vencidos e vencedores cederam lugar à imposição de uma paz altamente punitiva. Por meio do Tratado de Versalhes a Alemanha teve seu exército restrito, foi obrigada a se comprometer com reparações infinitas em relação aos vencedores, teve suas colônias tomadas, além do retalhamento de seu território. Enfim, se a paz tinha alguma chance, ela efetivamente acabou sendo recusada pelas potências vitoriosas no momento em que optaram em não reintegrarem os vencidos. O Tratado de Versalhes é responsável direto pelo nascimento de um extremo ressentimento e desejo de revanchismo na população alemã. A Primeira Guerra deixava abertas suas chagas, e elas não cicatrizariam.

Entre as principais conseqüências da Primeira Guerra Mundial podemos destacar:


  1. O descrédito dos ideais liberais e democráticos.
  2. Ascensão das paixões dos sentimentos e ressentimentos nacionalistas.
  3. Declínio da hegemonia européia e ascensão dos EUA. 
  4. Modificação no equilíbrio europeu, com o fim do Império Austro-Húngaro, Império Otomano, e temporariamente com o escamotear da Alemanha e Rússia.
  5. Modificação nas territorialidades, principalmente no continente europeu.
  6. Criação da Liga das Nações e simultaneamente o início de uma política isolacionista nos EUA.


A cartoon faz referência às pesadas indenizações que foram imputadas a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial, considerada a única responsável pelo conflito.


Na cartoon acima, retrata-se a Alemanha pós Tratado de Versalhes. As penalidades que Alemanh a recebeu e a não reintegração do país no rol das potências importantes na plano europeu abriu espaço para a disseminação do sentimento do revanchismo que vai levar Hitler ao poder durante a década de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário