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sábado, 19 de maio de 2012

A Revolução Francesa

1) Descreva a situação econômica da França às vésperas da Revolução de 1789.
Por volta de 1778, uma crise tornou evidente a precariedade da organização administrativa, política, financeira, econômica e social do país.
• alta carga de impostos → para sustentar o luxo de sua corte, Luis XVI dependia dos tributos pagos pela população, muito pobre e insatisfeita. Os privilégios do clero e da nobreza eram muitos, ao contrário do que ocorria com o povo, que não possuía direito algum.
• desequilíbrio econômico → os déficits eram constantes. O acordo que favorecia a importação de manufaturados, firmado com a Inglaterra, causou o fechamento de empresas, gerando uma onda de desemprego.
• envolvimento na Guerra de Independência das Treze Colônias → A crise francesa se acentuou a partir da independência dos Estados Unidos, devido especialmente ao apoio financeiro dado as Treze Colônias.
• crise da agricultura → um rigoroso inverno prejudicou as colheitas em 1788, causando escassez de alimentos e alta de preços. Todos esses acontecimentos foram levando a população faminta a se revoltar.
2) (PUC-Rio) "Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa.Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentados. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros (...)." (Abade Sieyes. "O que é o Terceiro Estado?")
Identifique DOIS grupos sociais que compunham o Terceiro Estado e explique seus descontentamentos às vésperas da Revolução Francesa:
A alta burguesia → formada por banqueiros, grandes comerciantes e grandes manufatureiros que estavam descontentes por pagarem tributos, não terem privilégios de nascimento;
• Os trabalhadores urbanos assalariados → além de descontentes com o ônus do pagamento de tributos e da exclusão de qualquer participação política, sentiam mais de perto os efeitos da crise do Antigo Regime pelas precárias condições de trabalho e de vida em que viviam nas cidades;
• Os camponeses livres e servos → estavam enraizados à terra há séculos, não conseguiam se libertar dessa condição, viviam cada vez mais empobrecidos pelo insuportável custo dos tributos e não tinham acesso à representação política.
3) (PUC) Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo Regime. A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a Revolução Francesa. 
a) INDIQUE três características de natureza político-social da sociedade do Antigo Regime na França. 
R: Alguns exemplos:
- o caráter estamental dessa sociedade,
- o fato de a nobreza e o clero serem estamentos privilegiados,
- o fato de caber à burguesia e às camadas populares toda a carga tributária,
- a vigência de uma monarquia absoluta,
- a legitimação do poder absoluto do monarca por meio da teoria do direito divino,
- o caráter consultivo e não deliberativo da Assembléia dos Estados Gerais,
- a concentração de poderes executivos, legislativos e judiciários e religiosos nas mãos do monarca,
- a subordinação da Igreja ao Estado.
b) INDIQUE três transformações operadas durante o 1° momento da Revolução Francesa - a "Era das Instituições" (1789 -1792) - que evidenciam o caráter revolucionário dessa experiência histórica.
R: Alguns exemplos de transformações:
- o estabelecimento de uma monarquia constitucional,
- o estabelecimento de três poderes: executivo, legislativo e judiciário,
- o fim dos privilégios,
- a abolição dos direitos feudais,
- a instituição da igualdade jurídica,
- o estabelecimento da liberdade de culto,
- o estabelecimento da liberdade de expressão,
- a afirmação da inviolabilidade da propriedade
4) (Unicamp-SP) No dia 11 de dezembro de 1792, o rei Luís XVI res­pondia desse modo à acusação de haver cometido inumeráveis crimes “contra o povo francês”: – Não havia leis que me impedissem.
Responda às questões que seguem.
Que características do Estado absolutista francês explicam a resposta do rei?
R: O absolutismo francês tinha um caráter de fato e de direito, colocando o poder real como o mais legítimo representante de Deus.
5) (Unicamp) Em sua obra "Os sans-culottes de Paris", o historiador Albert Soboul escreveu: "Os cidadãos de aparência pobre e que em outros tempos não se atreveriam a apresentar-se em lugares reservados a pessoas elegantes passeavam agora nos mesmos locais que os ricos, de cabeça erguida." ( Eric Hobsbawm, "A Era das Revoluções")
(nota: "sans-culottes" significa "sem culotes", "sem-calças")
Caracterize o movimento dos "sans-culottes" na Revolução Francesa.
R: Por "sans-culottes" compreende-se a massa urbana e pobre à época da Revolução Francesa, defensores da igualdade jurídica e defensores do fim das desigualdades econômicas. Tiveram asseguradas algumas conquistas entre as quais o sufrágio universal masculino (direito de voto a todos) e o ensino obrigatório e gratuito durante o período jacobino (Convenção) da Revolução, entre 1792-1795.
6) (Unesp) Leia os dois artigos seguintes, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789.
Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum.
Artigo 2º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos.
a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
R: A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, foi elaborada sob influência do pensamento iluminista e publicada na fase inicial da Revolução Francesa, designada como Assembléia Constituinte, em agosto de 1791.
b) Indique dois valores consagrados por essa "Declaração".
• Os homens nascem e permanecem livres e iguais nos direitos; 
• a finalidade de qualquer associação política é a conservação dos direitos naturais do homem e que lhe são imprescindíveis;
• o princípio de toda soberania reside essencialmente na Nação.
c) Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da prática política até então vigente.
R: A defesa de que todos os homens são iguais perante a lei conflitando com os privilégios de classe da sociedade estamental do Antigo Regime. A defesa de que a lei deve expressar a vontade do conjunto da sociedade em oposição à noção do Absolutismo Monárquico em que o rei concentrava em suas mãos o poder da justiça.
d) Analise as repercussões políticas e sociais da "Declaração" no mundo ocidental.
R: A "Declaração" representou a possibilidade de ingresso do homem num mundo novo, pois garantia a aquisição dos direitos políticos e da cidadania. Consolidou as premissas dos direitos dos indivíduos na sociedade moderna, tendo servido de base para a elaboração das Constituições de inúmeros países do mudo ocidental pois, ao fazer reconhecer algo como direito, significava fazer nascer o poder onde antes existia apenas um genérico interesse.
7) A monarquia constitucional instalada na França, em 1791, criava uma ordem política organizada de acordo com os ideais iluministas, mas não tornava a França um pais democrático. Apresente argumentos que justifique essa afirmativa
R? De acordo com a Constituição, o voto seria censitário, quer dizer, somente teria direito de votar quem comprovasse uma determinada renda. Isso excluiria uma parcela da população, o que contrariava a ideia de igualdade entre as pessoas, preceituada pelo Iluminismo. Apenas os deputados eram eleitos, pois o rei, chefe do governo, era quem nomeava os ministros e sua função continuava a ser hereditária.
8) (UFV) Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da deserção das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: "Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, Senhor, isto é uma revolução".
(ARENDT, Hannah. "Da Revolução"). 
Com base nesse diálogo e nos seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda:
a) Por que os populares investiram contra a Bastilha?
R: Os milhares de populares franceses tomaram a Bastilha em busca de pólvora após terem tomado as armas do Arsenal dos Inválidos e por ser um símbolo do absolutismo monárquico francês, pois nela eram encarcerados os opositores da realeza. 
b) Diferencie, do ponto de vista conceitual, "revolta" e "revolução".
R: Uma revolta, limita-se à reação violenta de um ou mais grupos a uma situação opressora conjuntural e com características muito peculiares.
    Uma revolução, significa alterações profundas nas estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais em uma determinada sociedade, levando a rupturas e fazendo surgir novas formas de organização, novos valores e conceitos.
9) Vunesp O Grande Medo nasceu do medo do bandido, que por sua vez é explicado pelas circunstâncias econômicas, sociais e políticas da França em 1789.
No antigo regime, a mendicância era uma das cha­gas dos campos; a partir de 1788, o desemprego e a carestia dos viveres a agravaram. As inumeráveis agitações provocadas pela penúria aumentaram a desordem. A crise política também ajudará com sua presença, porque superexcitando os ânimos ela fez o povo francês tornar-se turbulento. (...)
Quando a colheita começou, o conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentada pelo poder real, e que em diversas províncias já tinha dado às revoltas da fome um caráter social, transformou-se de repente em guerra civil.
George Lefebvre, O grande medo de 1789. 
a) Identifique o contexto em que o evento conhecido como Grande Medo ocorreu. 
R: O contexto em que o Grande Medo aconteceu foi marca­do por discussões políticas em torno do governo repre­sentativo e da igualdade dos homens perante a lei. Além disso, os descontenta­mentos dos membros do 3º Estado com a situação dos impostos que os atingiam. Esse foi o contexto da Re­volução Francesa.

10) Apresente uma justificativa para a reação das potências européias contra a Revolução Francesa ocorrida no período de 1789 a1794.
R: O medo que as idéias francesas ameaçassem a estrutura do Antigo Regime em seus países.
11) A convenção dividiu-se em três grupos políticos. Que grupos eram esses e qual era a base social de apoio dos dois principais.
R: A Convenção dividiu-se entre:
• Os jacobinos → defendiam uma república democrática e igualitária e representavam a pequena burguesia e as camadas populares;
• Os girondinos → eram mais moderados, defendiam uma república liberal que garantisse a propriedade privada e representavam os interesses da alta burguesia;
• O pântano → os centristas ("pântano"), grupo indeciso que votava ora com os jacobinos, ora com os girondinos.
12) (Unicamp)
 Ó Celeste Guilhotina,
Abrevias rainhas e reis,
Por tua influência divina
Reconquistamos nossos direitos.
a) Identifique o período específico da Revolução Francesa, ao qual esses versos se referem. 
R: A Revolução Francesa em sua fase conhecida como Convenção ou Primeira República Francesa, período de ascensão de lideranças radicais (jacobinos) em favor das causas populares.
b) Que transformações ocorreram no período mais radical da Revolução Francesa?
R: Na fase popular (radical) durante a Convenção (1792-1795) liderada pelos jacobinos, representantes dos proletários (sans-culottes) e da pequena burguesia. As transformações do período radical da Revolução foram:
• a instituição do sufrágio universal masculino,
• distribuição de terras aos camponeses,
• Lei do Preço Máximo;
• a Política do Terror
• abolição da escravidão nas colônias e implantação do ensino obrigatório e gratuito.
13)  O movimento mais democrático da Revolução Francesa coincidiu com o periodo do Terror. Explique o que foi esse período e em que circunstancias ele se instalou. 
R: Naquele momento, havia se formado a Primeira Coalizão contra a França, que reunia Áustria, Prússia, Inglaterra, Rússia, Espanha e Portugal, e a Revolução corria perigo. Os jacobinos dirigiram a França, adotando medidas extremamente repressoras, com várias condenações a morte. Por isso o período e conhecido como Terror. A frente desse movimento estava o jacobino Robespierre, que perseguiu desde os políticos mais exaltados até os mais moderados. Sua política radical o fez perder apoio de setores importantes. Foi destituído e condenado, como muitos de seus adversários, a guilhotina.
14) (FGV) Cidadãos:
   O homem nasceu para a felicidade e para a liberdade, e em toda parte é escravo e infeliz. A sociedade tem por fim a conservação de seus direitos e a perfeição do seu ser, e por toda parte a sociedade o degrada e oprime. Chegou o tempo de chamá-la a seus verdadeiros destinos; os progressos da razão humana prepararam esta grande Revolução, e a vós especialmente é imposto o dever de acelerá-la. Para cumprir vossa missão, é necessário fazer precisamente o contrário do que existiu antes de vós. (Robespierre. Paris, 10 de maio de 1793.)
Robespierre foi um dos principais líderes da corrente jacobina da Revolução Francesa. Ao discursar na Convenção acerca dos fundamentos que deveriam orientar a elaboração da primeira Constituição Republicana na história do país, Robespierre aplicou princípios iluministas para defender a construção de uma nova ordem política e social.
a) Explique um princípio iluminista presente no documento.
R: Para importantes pensadores iluministas, "a organização política da sociedade só é legítima quando defende os direitos do homem". Esse princípio iluminista está presente no discurso de Robespierre e deverá ser desenvolvido pelo candidato.

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