1) Descreva a situação econômica da França às vésperas da Revolução de 1789.
Por
volta de 1778, uma crise tornou evidente a precariedade da organização
administrativa, política, financeira, econômica e social do país.
• alta carga de impostos →
para sustentar o luxo de sua corte, Luis XVI dependia dos tributos
pagos pela população, muito pobre e insatisfeita. Os privilégios do
clero e da nobreza eram muitos, ao contrário do que ocorria com o povo,
que não possuía direito algum.
• desequilíbrio econômico
→ os déficits eram constantes. O acordo que favorecia a importação de
manufaturados, firmado com a Inglaterra, causou o fechamento de
empresas, gerando uma onda de desemprego.
• envolvimento na Guerra de Independência das Treze Colônias
→ A crise francesa se acentuou a partir da independência dos Estados
Unidos, devido especialmente ao apoio financeiro dado as Treze Colônias.
• crise da agricultura → um
rigoroso inverno prejudicou as colheitas em 1788, causando escassez de
alimentos e alta de preços. Todos esses acontecimentos foram levando a
população faminta a se revoltar.
2) (PUC-Rio) "Que
é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política?
Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa.Ele é o homem forte e robusto
que tem um dos braços ainda acorrentados. Se suprimíssemos a ordem
privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais.
Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente.
Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros
(...)." (Abade Sieyes. "O que é o Terceiro Estado?")
Identifique
DOIS grupos sociais que compunham o Terceiro Estado e explique seus
descontentamentos às vésperas da Revolução Francesa:
• A alta burguesia →
formada por banqueiros, grandes comerciantes e grandes manufatureiros
que estavam descontentes por pagarem tributos, não terem privilégios de
nascimento;
• Os trabalhadores urbanos assalariados →
além de descontentes com o ônus do pagamento de tributos e da exclusão
de qualquer participação política, sentiam mais de perto os efeitos da
crise do Antigo Regime pelas precárias condições de trabalho e de vida
em que viviam nas cidades;
• Os camponeses livres e servos
→ estavam enraizados à terra há séculos, não conseguiam se libertar
dessa condição, viviam cada vez mais empobrecidos pelo insuportável
custo dos tributos e não tinham acesso à representação política.
3)
(PUC) Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo
Regime. A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando
início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a
Revolução Francesa.
a) INDIQUE três características de natureza político-social da sociedade do Antigo Regime na França.
R: Alguns exemplos:
- o caráter estamental dessa sociedade,
- o fato de a nobreza e o clero serem estamentos privilegiados,
- o fato de caber à burguesia e às camadas populares toda a carga tributária,
- a vigência de uma monarquia absoluta,
- a legitimação do poder absoluto do monarca por meio da teoria do direito divino,
- o caráter consultivo e não deliberativo da Assembléia dos Estados Gerais,
- a concentração de poderes executivos, legislativos e judiciários e religiosos nas mãos do monarca,
- a subordinação da Igreja ao Estado.
b)
INDIQUE três transformações operadas durante o 1° momento da Revolução
Francesa - a "Era das Instituições" (1789 -1792) - que evidenciam o
caráter revolucionário dessa experiência histórica.
R: Alguns exemplos de transformações:
- o estabelecimento de uma monarquia constitucional,
- o estabelecimento de três poderes: executivo, legislativo e judiciário,
- o fim dos privilégios,
- a abolição dos direitos feudais,
- a instituição da igualdade jurídica,
- o estabelecimento da liberdade de culto,
- o estabelecimento da liberdade de expressão,
- a afirmação da inviolabilidade da propriedade
4)
(Unicamp-SP) No dia 11 de dezembro de 1792, o rei Luís XVI respondia
desse modo à acusação de haver cometido inumeráveis crimes “contra o
povo francês”: – Não havia leis que me impedissem.
Responda às questões que seguem.
Que características do Estado absolutista francês explicam a resposta do rei?
R:
O absolutismo francês tinha um caráter de fato e de direito, colocando o
poder real como o mais legítimo representante de Deus.
5)
(Unicamp) Em sua obra "Os sans-culottes de Paris", o historiador Albert
Soboul escreveu: "Os cidadãos de aparência pobre e que em outros tempos
não se atreveriam a apresentar-se em lugares reservados a pessoas
elegantes passeavam agora nos mesmos locais que os ricos, de cabeça
erguida." ( Eric Hobsbawm, "A Era das Revoluções")
(nota: "sans-culottes" significa "sem culotes", "sem-calças")
Caracterize o movimento dos "sans-culottes" na Revolução Francesa.
R:
Por "sans-culottes" compreende-se a massa urbana e pobre à época
da Revolução Francesa, defensores da igualdade jurídica e defensores do
fim das desigualdades econômicas. Tiveram asseguradas algumas conquistas
entre as quais o sufrágio universal masculino (direito de voto a todos) e o ensino obrigatório e
gratuito durante o período jacobino (Convenção) da Revolução, entre
1792-1795.
6) (Unesp) Leia os dois artigos seguintes, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789.
Artigo 1º: Os
homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções
sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum.
Artigo 2º: A
lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de
concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação.
Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja
punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente
admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a
capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e
talentos.
a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
R:
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, foi elaborada sob
influência do pensamento iluminista e publicada na fase inicial da
Revolução Francesa, designada como Assembléia Constituinte, em agosto de
1791.
b) Indique dois valores consagrados por essa "Declaração".
• Os homens nascem e permanecem livres e iguais nos direitos;
• a finalidade de qualquer associação política é a conservação dos direitos naturais do homem e que lhe são imprescindíveis;
• o princípio de toda soberania reside essencialmente na Nação.
c) Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da prática política até então vigente.
R:
A defesa de que todos os homens são iguais perante a lei conflitando
com os privilégios de classe da sociedade estamental do Antigo Regime. A
defesa de que a lei deve expressar a vontade do conjunto da sociedade
em oposição à noção do Absolutismo Monárquico em que o rei concentrava
em suas mãos o poder da justiça.
d) Analise as repercussões políticas e sociais da "Declaração" no mundo ocidental.
R:
A "Declaração" representou a possibilidade de ingresso do homem num
mundo novo, pois garantia a aquisição dos direitos políticos e da
cidadania. Consolidou as premissas dos direitos dos indivíduos na
sociedade moderna, tendo servido de base para a elaboração das
Constituições de inúmeros países do mudo ocidental pois, ao fazer
reconhecer algo como direito, significava fazer nascer o poder onde
antes existia apenas um genérico interesse.
7)
A monarquia constitucional instalada na França, em 1791, criava uma
ordem política organizada de acordo com os ideais iluministas, mas não
tornava a França um pais democrático. Apresente argumentos que
justifique essa afirmativa
R?
De acordo com a Constituição, o voto seria censitário, quer dizer,
somente teria direito de votar quem comprovasse uma determinada renda.
Isso excluiria uma parcela da população, o que contrariava a ideia de
igualdade entre as pessoas, preceituada pelo Iluminismo. Apenas os
deputados eram eleitos, pois o rei, chefe do governo, era quem nomeava
os ministros e sua função continuava a ser hereditária.
8)
(UFV) Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luís XVI recebeu do
duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da
deserção das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que
se travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei,
segundo consta, exclamou: "Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o:
"Não, Senhor, isto é uma revolução".
(ARENDT, Hannah. "Da Revolução").
Com base nesse diálogo e nos seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda:
a) Por que os populares investiram contra a Bastilha?
R:
Os milhares de populares franceses tomaram a Bastilha em busca de
pólvora após terem tomado as armas do Arsenal dos Inválidos e por ser um
símbolo do absolutismo monárquico francês, pois nela eram encarcerados
os opositores da realeza.
b) Diferencie, do ponto de vista conceitual, "revolta" e "revolução".
R:
Uma revolta, limita-se à reação violenta de um ou mais grupos a uma
situação opressora conjuntural e com características muito peculiares.
Uma
revolução, significa alterações profundas nas estruturas econômicas,
sociais, políticas e culturais em uma determinada sociedade, levando a
rupturas e fazendo surgir novas formas de organização, novos valores e
conceitos.
9)
Vunesp O Grande Medo nasceu do medo do bandido, que por sua vez é
explicado pelas circunstâncias econômicas, sociais e políticas da França
em 1789.
No
antigo regime, a mendicância era uma das chagas dos campos; a partir
de 1788, o desemprego e a carestia dos viveres a agravaram. As
inumeráveis agitações provocadas pela penúria aumentaram a desordem. A
crise política também ajudará com sua presença, porque superexcitando os
ânimos ela fez o povo francês tornar-se turbulento. (...)
Quando
a colheita começou, o conflito entre o Terceiro Estado e a
aristocracia, sustentada pelo poder real, e que em diversas províncias
já tinha dado às revoltas da fome um caráter social, transformou-se de
repente em guerra civil.
George Lefebvre, O grande medo de 1789.
a) Identifique o contexto em que o evento conhecido como Grande Medo ocorreu.
R:
O contexto em que o Grande Medo aconteceu foi marcado por discussões
políticas em torno do governo representativo e da igualdade dos homens
perante a lei. Além disso, os descontentamentos dos membros do 3º
Estado com a situação dos impostos que os atingiam. Esse foi o contexto
da Revolução Francesa.
10)
Apresente uma justificativa para a reação das potências européias
contra a Revolução Francesa ocorrida no período de 1789 a1794.
R: O medo que as idéias francesas ameaçassem a estrutura do Antigo Regime em seus países.
11)
A convenção dividiu-se em três grupos políticos. Que grupos eram esses e
qual era a base social de apoio dos dois principais.
R: A Convenção dividiu-se entre:
• Os jacobinos → defendiam uma república democrática e igualitária e representavam a pequena burguesia e as camadas populares;
• Os girondinos
→ eram mais moderados, defendiam uma república liberal que garantisse a
propriedade privada e representavam os interesses da alta burguesia;
• O pântano → os centristas ("pântano"), grupo indeciso que votava ora com os jacobinos, ora com os girondinos.
12) (Unicamp)
Ó Celeste Guilhotina,
Abrevias rainhas e reis,
Por tua influência divina
Reconquistamos nossos direitos.
a) Identifique o período específico da Revolução Francesa, ao qual esses versos se referem.
R:
A Revolução Francesa em sua fase conhecida como Convenção ou Primeira
República Francesa, período de ascensão de lideranças radicais
(jacobinos) em favor das causas populares.
b) Que transformações ocorreram no período mais radical da Revolução Francesa?
R:
Na fase popular (radical) durante a Convenção (1792-1795) liderada
pelos jacobinos, representantes dos proletários (sans-culottes) e da
pequena burguesia. As transformações do período radical da Revolução
foram:
• a instituição do sufrágio universal masculino,
• distribuição de terras aos camponeses,
• Lei do Preço Máximo;
• a Política do Terror
• abolição da escravidão nas colônias e implantação do ensino obrigatório e gratuito.
13) O
movimento mais democrático da Revolução Francesa coincidiu com o
periodo do Terror. Explique o que foi esse período e em que
circunstancias ele se instalou.
R:
Naquele momento, havia se formado a Primeira Coalizão contra a França,
que reunia Áustria, Prússia, Inglaterra, Rússia, Espanha e Portugal, e a
Revolução corria perigo. Os jacobinos dirigiram a França, adotando
medidas extremamente repressoras, com várias condenações a morte. Por
isso o período e conhecido como Terror. A frente desse movimento estava o
jacobino Robespierre, que perseguiu desde os políticos mais exaltados
até os mais moderados. Sua política radical o fez perder apoio de
setores importantes. Foi destituído e condenado, como muitos de seus
adversários, a guilhotina.
14) (FGV) Cidadãos:
O
homem nasceu para a felicidade e para a liberdade, e em toda parte é
escravo e infeliz. A sociedade tem por fim a conservação de seus
direitos e a perfeição do seu ser, e por toda parte a sociedade o
degrada e oprime. Chegou o tempo de chamá-la a seus verdadeiros
destinos; os progressos da razão humana prepararam esta grande
Revolução, e a vós especialmente é imposto o dever de acelerá-la. Para
cumprir vossa missão, é necessário fazer precisamente o contrário do que
existiu antes de vós. (Robespierre. Paris, 10 de maio de 1793.)
Robespierre
foi um dos principais líderes da corrente jacobina da Revolução
Francesa. Ao discursar na Convenção acerca dos fundamentos que deveriam
orientar a elaboração da primeira Constituição Republicana na história
do país, Robespierre aplicou princípios iluministas para defender a
construção de uma nova ordem política e social.
a) Explique um princípio iluminista presente no documento.
R:
Para importantes pensadores iluministas, "a organização política da
sociedade só é legítima quando defende os direitos do homem". Esse
princípio iluminista está presente no discurso de Robespierre e deverá
ser desenvolvido pelo candidato.
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