Powered By Blogger

sábado, 12 de maio de 2012

Resolução das atividades Crise de 1929 (em andamento)


 9º A

1.  A partir da sua leitura do capítulo, explique por que a década de 1920 foi de euforia econômica nos Estados Unidos.
2. Identifique um importante fator que impulsionou o crescimento da economia norte-americana durante e logo após a Primeira Guerra Mundial.
3.     Qual era a relação de dependência entre os Estados Unidos e os países europeus?
4.  O que é o “american way of life”? Explique a relação desse modo de vida com o consumismo.
5.     O que foi o preconceito contra os “antiamericanos”?
6.     O que foi o crach de 1929 e quais os seus efeitos sobre a sociedade e a economia dos Estados Unidos?
7.       Como se originou a crise de 1929?
8.       Por que o crack da Bolsa de Valores de Nova York se tornou uma crise mundial?
9.       O que foi o New Deal?
10.   Quais as principais medidas do New Deal?

Respostas


1.  Os Estados Unidos não foram atingidos pela Guerra como a Europa. Tornaram-se os grandes credores dos países europeus, para as quais exportavam produtos industrializados. Com isso, a economia norte-americana cresceu e houve euforia de consumo de produtos industrializados.
2. Durante o conflito, a produção industrial americana supriu grande parte das necessidades de consumo e militares dos países europeus. Ao final da guerra, num primeiro momento, os Estados Unidos se mantiveram como grandes exportadores de produtos para a Europa, que tinha também pesadas dívidas assumidas com os norte-americanos.
3. Os países europeus tinham grandes dívidas para com os Estados Unidos e dependiam das importações americanas para pagá-las. Quando os Estados Unidos diminuíram suas compras externas, os países devedores ficaram em dificuldades, e os banqueiros americanos fizeram novos empréstimos a eles, para que pudessem saldar as dívidas antigas.
 4. O "american way of life" foi o modo de vida predominante entre a classe média e a burguesia dos Estados Unidos, chegando a influenciar outros países. O otimismo dessa época representou uma ruptura com a mentalidade dos anos anteriores, representando novas maneiras de pensar, agir, vestir-se e se expressar. O consumismo foi uma das suas principais características, na medida em que a compra dos novos produtos advindos do desenvolvimento econômico e tecnológico conferia status a quem os possuía, bem como havia uma crença de que o consumo dessas mercadorias ajudaria no desenvolvimento do país.
 5. Foi um movimento nacionalista caracterizado pela grande intolerância a tudo que não fosse "genuinamente americano". Teve como principais alvos os negros, judeus, católicos, imigrantes e adeptos do socialismo.
6. Foi a quebra da Bolsa de valores de Nova York, levando os Estados Unidos à depressão econômica com desemprego em massa, queda do consumo, falência de bancos e empresas.
7. A crise de 1929 se originou da superprodução gerada pela diminuição de consumo externo, já que a Europa começou a se recuperar e a limitar suas importações, e do desemprego que se deu em razão de arrefecimento da indústria, levando a uma significativa queda do consumo dos bens produzidos no país.
 8. Desde o final da Primeira Guerra, a economia mundial, especialmente a européia, estava atrelada à norte-americana por meio de empréstimos e investimentos. Assim, o crash de 1929 em Nova York, o centro financeiro dos Estados Unidos, acabou levando a uma reação em cadeia que lançou empresas e governos de todo mundo em uma profunda depressão.
9. Foi um conjunto de medidas para recuperar a economia dos Estados Unidos lançado em 1933 no governo do presidente Franklin Delano Roosevelt.
10. Controle de preços e da produção dos principais produtos agrícolas e industriais, criação de postos de trabalho em obras públicas, criação do seguro-desemprego e do salário-mínimo, abertura de crédito para que os produtores retomassem seus negócios.

 9º B

 
1.       Por que os anos 20, nos Estados Unidos, foram uma década de prosperidade?
2.       Qual era a relação de dependência entre os Estados Unidos e os países europeus?
3.      O que foi o American way of life?
4.       O que foi a ideologia do consumismo?
5.  Concomitantemente ao American way of life, verificou-se nos Estados Unidos um sentimento de xenofobia. Que setores da sociedade norte-americana mais sofreram essa intolerância e por quê?
6.       Explique por que a Bolsa de Valores de Nova York quebrou em outubro de 1929.
7.  O crash da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, acabou deflagrando uma crise econômica de dimensões mundiais. O que foi a Grande Depressão e por que afetou a economia de tantos países?
8.  Pesquise sobre o liberalismo econômico e diga que relação pode ser estabelecida entre o liberalismo econômico e a Crise de 1929.
9.       Por que a União Soviética não foi afetada pela Crise de 1929?
10.   Conceitue o New Deal e cite duas medidas tomadas durante a sua implantação, na década de 1930.

Respostas: 

1. Porque nessa década ocorreu um forte crescimento da produção industrial acompanhado de elevado índice de emprego. A produção em série favoreceu a diminuição dos preços que, junto com a tendência à elevação dos salários, garantiram um enorme aumento do consumo.
2. Os países europeus tinham grandes dívidas para com os Estados Unidos e dependiam das importações americanas para pagá-las. Quando os Estados Unidos diminuíram suas compras externas, os países devedores ficaram em dificuldades e os banqueiros americanos fizeram novos empréstimos a eles para que pudessem saldar as dívidas antigas.
3.  O "american way of life" foi o modo de vida predominante entre a classe média e a burguesia dos Estados Unidos, chegando a influenciar outros países. O otimismo dessa época representou uma ruptura com a mentalidade dos anos anteriores, representando novas maneiras de pensar, agir, vestir-se e se expressar.
4. Foi a crença de que o consumo dos novos produtos advindos do desenvolvimento econômico e tecnolígico trazia status a quem os possuía, bem como ajudaria no desenvolvimento do país.
5. Especialmente os negros e os imigrantes pobres.
6. A partir da década de 1920, o crescimento econômico norte-americano entrou em desaceleração, pois a Europa se tornou menos dependente de seus produtos. O dinamismo do mercado interno norte-americano também foi prejudicado pela queda dos salários pagos aos trabalhadores. Assim, o consumo diminuiu acompanhando a queda no poder de compra. Mas as indústrias continuaram produzindo, gerando estoques que ficavam encalhados, desencadeando uma crise de superprodução. O preço das ações continuou subindo, até que se tornou evidente que não havia correspondência entre essa euforia e a situação real das empresas, que começaram a falir. As pessoas correram para vender suas ações, mas já não havia compradores e o preço delas despencou. A euforia dos investidores deu lugar ao desespero, e o mercado de ações entrou em crise que levaria à quebra da bolsa de valores de Nova York.
7. A Grande Depressão foi o período de estagnação econômica que se iniciou após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Como os Estados Unidos eram o centro econômico mundial e a bolsa de Nova York era o centro financeiro, a crise que teve início neste país provocou uma reação em cadeia nos países que tinham relações econômicas com eles.
8. Até o início do século XX, o liberalismo foi a política predominante em quase todo o mundo ocidental, muito tendo contribuído para a eclosão da Crise de 1929, na medida em que a economia não possuía nenhuma forma de controle que limitasse a produção e a especulação e promovesse um mínimo de distribuição de renda necessária para aumentar o mercado consumidor.
9. A União Soviética não foi afetada pela crise de 1929 pois não tinha relações econômicas com os países capitalistas, visto que, após a revolução russa, desenvolveu uma economia fechada e praticamente auto-suficiente.
10. Foi um conjunto de medidas para recuperar a economia dos Estados Unidos lançado em 1933 no governo do presidente Franklin Delano Roosevelt; Controle de preços e da produção dos principais produtos agrícolas e industriais, criação de postos de trabalho em obras públicas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário