Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.
Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo.
Muitas informações sobre a história dos
hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a
primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na
tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação
feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e
morais de sua sociedade. Convém ressaltar, entretanto, que esses textos
são repletos de símbolos e sua interpretação é bastante difícil.
Vestígios da sociedade hebraica
continuam sendo encontrados. Eles contribuem para lançar novas luzes
sobre a história dos hebreus.
Segundo a tradição, Abraão, o patriarca
fundador da nação hebraica, recebeu de Deus a missão de migrar para
Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de palestina, onde se localiza
hoje a Estado de Israel.
Após passarem um período na terra dos
cananeus, os hebreus, foram para o Egito, onde viveram em 300 e 400
anos, e acabaram transformados em escravos. Sua historia começa a
ganhar destaque a partir do momento em que resolvem sair do Egito e,
sob a liderança de Moisés, voltar a Canaã. Na história judaica, esse
retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C.
Em 70 d.C., a Palestina era uma
província do Império Romano; as muitas rebeliões ocorridas na região
levaram o governo imperial a expulsar os hebreus da Palestina. Esse
acontecimento é denominado de diáspora.
Até 1948, quando foi fundado o estado de Israel, os judeus viveram sem
pátria, atualmente são os palestinos que não tem pátria, pois suas
terras foram tomadas pelos israelenses.
Praticam a agricultura, o pastoreio, o
artesanato e o comércio. Têm por base social o trabalho de escravos e
servos. As tribos são dirigidas de forma absoluta pelos chefes de
família (patriarcas), que acumulam as funções de sacerdote, juiz e
chefe militar. Com a unificação destas, a partir de 1010 a.C., elegem
juízes para vigiar o cumprimento do culto e da lei. Depois se unem em
torno do rei. Produzem uma literatura dispersa, mas importante, contida
em parte na Bíblia e no Talmude.
Localização
A Palestina localizava-se em uma
estreita faixa a sudoeste do atual Líbano. O rio Jordão divide a região
em duas partes: a leste a Transjordânia; e a oeste, a Cisjordânia. Essa
região é atualmente ocupada pelo estado de Israel.
Até hoje a região é bastaste árida. O
principal rio é o Jordão, e assim mesmo não era suficiente para grandes
obras de irrigação. Um solo pouco fértil e um clima bastante seco
impediam que a região fosse rica. No entanto, tinha bastante
importância, pois era passagem e ligação entre a Mesopotâmia e a Ásia
Menor. E foi nessa região que assentou o povo hebreu, um entre os
muitos que vagaram e se estabeleceram na Palestina.
Organização social e política dos hebreus
Após a morte de Moisés, os hebreus
chegaram à palestina e, sob a liderança de Josué, que cruza o rio
Jordão, combate com os cananeus que então habitavam a terra prometida.
Vencidos os cananeus, os israelitas se estabelecem na Palestina. Nessa
época, o povo hebreu estava dividido em 12 tribos (“os doze filhos de
Israel”), que viviam em clãs compostos pelos patriarcas, seus filhos,
mulheres e trabalhadores não livres.
O poder e prestígio desses clãs eram
personificados pelo patriarca, e os laços entre esses clãs eram muito
frágeis. Porém, devido às lutas pelas conquistas de Canaã ou Terra
Prometida, surgiu necessidade do poder e do comando estar nas mãos de
chefes militares. Estes chefes passaram a ser conhecidos como Juizes.
Com a concentração do poder em suas
mãos, os juizes procuraram à união das doze tribos, pois ela
possibilitaria a realização do objeto comum: O domínio da Palestina.
As principais lideranças deste período foram os juizes: Sansão,
Otoniel, Gideão e Samuel, todos eram considerados enviados de Jeová,
para comandar os Hebreus.
A união das doze tribos era difícil de
ser conseguida e mantida, pois os juizes tinham um poder temporário e
mesmo com a unidade cultural, (língua, costumes, e, principalmente
religião), havia muita divisão política entre as tribos. Assim foi
preciso estabelecer uma unidade política. Isto foi conseguido através
da centralização do poder nas mãos de um monarca, Rei, o qual teria
sido escolhido por Jeová para governar.
Os reis hebreus
O primeiro rei hebreu foi Saul (1010
a.C.) que liderou guerras contra os filisteus, porém morreu sem
conseguir vencê-los. Foi sucedido por Davi (1006 a 966 a.C.), que
conseguiu derrotar os filisteus e estabeleceu domínio sobre a Palestina,
fundando o Estado Hebreu, cuja a capital passou a ser Jerusalém. E
iniciou uma fase marcada pelo expansionismo militar e pela
prosperidade.
Em seguida, Salomão ( 966 a 926 a.C.);
sábio e pacífico famoso pelo poder e riqueza. Filho de Davi desenvolveu
o comércio, aumentando a influência do reinado sem recorrer a guerra.
No entanto a fartura e a riqueza que marcaram o seu reinado exigiam o
constante aumento de impostos, que empobreciam mais e mais o
trabalhador, criando um clima de insatisfação no povo hebreu.
O cisma político-religioso: os reinos de Israel e Judá
Após a morte de Salomão, houve a divisão política e religiosa das tribos e o fim da monarquia unificada.
Os hebreus dividiram-se em Dez tribos do norte e formaram o Reino de Israel, liderados por Jerobaão. Após disputas internas, chegaram a um acordo em 878 a.C., com a escolha de Omri para rei. Apesar de a veneração a Iavé persistir, foi introduzido o culto a vários deuses.
Os hebreus dividiram-se em Dez tribos do norte e formaram o Reino de Israel, liderados por Jerobaão. Após disputas internas, chegaram a um acordo em 878 a.C., com a escolha de Omri para rei. Apesar de a veneração a Iavé persistir, foi introduzido o culto a vários deuses.
Duas tribos do sul e formaram o Reino Judá, liderados por Reoboão, filho de Salomão (924 a.C.).
A dominação estrangeira
O Reino de Israel, desde o inicio viveu
na idolatria; isto fez com que a ira de Deus se manifestasse sobre ele
permitindo que no ano 722 a.C., fosse conquistado por Sargão II, da
Assíria, e seu povo fosse levado para o cativeiro, sendo seu território
habitado por outros povos, ali colocados por ordem do rei da Assíria.
O castigo de Deus veio sobre ela
através do rei Nabucodonosor, da Babilônia, no ano 586 a.C. A cidade
santa, Jerusalém, foi destruída e o Templo queimado e os nobres eram
amarrados e levados para o cativeiro.
O cativeiro durou até os dias de Ciro,
rei da Pérsia que permitiu que o povo que estava escravizado na
Caldéia, regressar a Palestina e reerguer o Templo de Jerusalém (536
a.C.). A seguir a Palestina foi invadida por Alexandre da Macedônia (322
a.C.). Depois passou a seu protetorado egípcio (301 a.C.), Colônia
Síria (198 a.C.), e província romana (63 a.C.).
No ano 70 da era cristã, após uma
fracassada revolta contra a dominação romana, Jerusalém foi conquistada
por Tito e seus exércitos, ocorrendo uma segunda destruição do Templo.
Atualmente do templo de Jerusalém resta apenas um muro, conhecido como
o Muro das Lamentações.
A religião dos hebreus
Os hebreus foram um dos primeiros povos a
cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião
professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser
representada em pinturas ou estátuas.
O judaísmo é baseado nos Dez Mandamentos supostamente revelados a Moisés no monte Sinai.
Os dois traços característicos da religião dos hebreus são o monoteísmo e o salvacionismo isto é a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu.
O Judaísmo constitui uma das bases do cristianismo, com o qual o Islamismo formou tríade das religiões universais.
Os dois traços característicos da religião dos hebreus são o monoteísmo e o salvacionismo isto é a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu.
O Judaísmo constitui uma das bases do cristianismo, com o qual o Islamismo formou tríade das religiões universais.
Páginas de uma Bíblia escrita em aramaico
Aspectos culturais
Da cultura criada pelos hebreus, a
religião, é sem dúvida o legado mais importante.
A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua
semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia
revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênios
a. C., (época do Êxodo). Aos poucos, porém eles foram substituindo, em
sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua
comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade. O alfabeto
hebraico atual é uma variedade do aramaico, que juntamente com a língua
aramaica tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e
línguas semitas.
Fragmento de pedra com escrita em aramaico
Nas artes o monoteísmo hebraico
influenciou todas as realizações culturais dos hebreus. Deve-se
destacar a arquitetura, especialmente a construção de Templos, muralhas
e fortificações. A maior realização arquitetônica foi o Templo de
Jerusalém.
Templo de Jerusalém
Nas ciências, não
apresentaram progresso notável. A importância cultural da sociedade
hebraica residiu principalmente na esfera religiosa e moral (na lei Mosaica), sua área de influência atingiu o Ocidente e grande parte do oriente.
In: http://www.sohistoria.com.br/ef2/hebreus/index.php
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