Powered By Blogger

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Resolução da atividade II Período Democrático (O pós-Guerra no Brasil) - 9º ano


1.     Explique como era o plano de modernização do país proposto por Juscelino Kubitschek.
Juscelino Kubitschek adotou uma política conhecida como desenvolvimentismo. Ele afirmava que, durante seu governo, o Brasil cresceria o equivalente a “50 anos em 5”. Para isso ele estabeleceu um Plano de Metas, que previa grandes investimentos em setores importantes para a modernização do país, principalmente nos setores industrial, energético e de transportes. Sua política desenvolvimentista adotava o princípio progressista de intervenção planejada do Estado na economia, enquanto mantinha o princípio conservador de entrada livre de capital estrangeiro no país, por meio de empréstimos e de importações de máquinas e tecnologias.

2.     Quais foram as consequências dessa política para a economia brasileira?
Uma dívida externa imensa, que dificultaria o desenvolvimento econômico das décadas seguintes (de forma geral, o desenvolvimentismo de JK também promoveu um aumento da desigualdade social e regional, maior dependência em relação ao capital estrangeiro, crescimento da inflação e consequente alta do custo de vida. O Plano de Metas possibilitou o crescimento industrial acelerado do Brasil, mas não trouxe melhoria para a maioria da população. O país cresceu economicamente, mas não se desenvolveu).

3.      No plano econômico, qual foi a política adotada pelo presidente Jânio Quadros?
No plano interno, Jânio Quadros adotou uma política conservadora. Para combater a inflação, adotou uma política de corte nos gastos públicos: restringiu o crédito, cortou os subsídios dados pelo governo para importações, além de congelar salários.

4.    O que havia de novo na política externa do governo de Jânio Quadros e por que ela irritou os EUA?
Na política externa, adotou um conjunto de medidas denominado Política Externa Independente (PEI), por meio do qual o Brasil deveria ter um comportamento autônomo no cenário internacional. Assim, o governo restabeleceu relações diplomáticas com a URSS, o que desagradou os EUA.

5.     Como acabou o governo de Jânio Quadros?
Sem conseguir controlar a crise econômica e desagradando os setores mais conservadores da sociedade com sua política externa, Jânio passou a enfrentar críticas de seus antigos aliados. Em 25 de agosto de 1961, após a denúncia de uma conspiração ditatorial liderada pelo presidente, ele apresentou inesperadamente uma carta de renúncia ao Congresso Nacional, em que alegava a atuação de “forças terríveis” que pressionavam sua saída, o que aconteceu de forma tranquila e sem mobilizações populares pedindo a sua volta.

6.     Por que João Goulart não tomou posse da Presidência imediatamente após a saída de Jânio Quadros?
No momento da renúncia de Jânio, o vice-presidente estava em uma viagem à China, um país comunista. A hipótese de um presidente trabalhista assumir o governo desagradava os militares, partidários do anticomunismo, e estes deram início a uma grave crise política que dividiu o país e teve importantes consequências nos anos seguintes.

7.  Explique o arranjo político feito pelo Congresso Nacional que permitiu a posse da João Goulart.
A solução encontrada foi o estabelecimento do sistema republicano parlamentarista, através de uma reforma constitucional. Dessa forma, Jango assumiu, mas com poderes restritos, uma vez que os assuntos administrativos ficariam a cargo do primeiro-ministro.

8.     O que foram as Reformas de Base?
Plano do presidente João Goulart para realizar reformas estruturais, com diretrizes nacional-desenvolvimentistas. As reformas previam grande intervenção do Estado e atingiriam as áreas financeira (controle da remessa de lucros das empresas estrangeiras para o exterior), política (reforma eleitoral) e social (educação, com a reformulação das universidades).

9.     Que relação podemos traçar entre as Reformas de Base e a deposição de Jango?
As reformas de base ameaçavam a propriedade privada e assustava as elites agrárias e urbanas. Por outro lado, a esquerda apoiou a sua aprovação. Nesse contexto de mobilização de esquerda e direita, os setores do Exército, grandes empresários e grupos católicos conservadores, incomodados com a aproximação de Jango dos movimentos populares, com seu discurso considerado radical e temendo a “infiltração comunista”, tramaram a deposição do presidente.

10.   O que significou a queda de Goulart no contexto da Guerra Fria?
A queda de João Goulart foi vista, na época, como o fim da influência comunista no governo e a reintegração do Brasil ao bloco capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário