Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resolução da atividade I Período Democrático (O pós-Guerra no Brasil) - 9º ano


1.     Explique por que se tornou contraditória a manutenção do Estado Novo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Enquanto tropas brasileiras lutavam contra o totalitarismo na Europa, no Brasil o regime era ditatorial.

2.  No final de 1944, às vésperas das eleições presidenciais, Vargas lidera a transição para a democracia no Brasil. Por quê?

Vargas, ao perceber que o regime que comandava tinha os dias contados, liderou a transição para a democracia, em uma tentativa de manter o controle sobre a situação política.

3.     Quais as mudanças adotadas no processo de redemocratização brasileira?

      Foi decretado um novo Código Eleitoral, que determinava as eleições para presidente e para a Assembléia Constituinte; foi permitida reorganização dos partidos políticos; Getúlio concedeu anistia aos presos e exilados políticos.

4.    Quais partidos políticos se organizam no Brasil neste período?

      UDN (União Democrática Nacional): oposição liberal.
      PSD (Partido Social Democrático): representava grupos ligados ideologicamente a Vargas.
      PTB (Partido Trabalhista Brasileiro): criado sob a orientação de Vargas, assim como o PSD.
      PCB (Partido Comunista Brasileiro).

5.   Ainda no contexto citado nas questões anteriores, qual a posição dos Estados Unidos em relação ao governo Vargas?

   O governo norte-americano defendia a redemocratização e criticava o populismo varguista, estimulando setores civis e militares a conspirar pela deposição de Vargas.

6.   Quais os reflexos da Guerra Fria no governo Dutra?

    O governo Dutra foi marcado pela fortalecimento dos laços políticos com os Estados Unidos e pela manutenção de uma política anticomunista. O Brasil rompeu relações diplomáticas com a URSS, o PCB foi novamente colocado na ilegalidade e os parlamentares comunistas tiveram seu mandato cassado. Além disso, os funcionários públicos suspeitos de ligação com o comunismo foram demitidos e passaram a sofrer perseguições.

7.  Explique a política econômica adotada por Dutra.

    A política econômica do governo Dutra teve duas fases. Na primeira, de 1946 a 1947, foi adotado o modelo liberal, com a abertura do capital estrangeiro e a redução de tarifas alfandegárias, que levaram ao aumento das importações. Devido às dificuldades financeiras e à estagnação da indústria nacional, uma nova política econômica foi adotada a partir de 1947, que restringiu as importações e provocou um pequeno aumento da produção industrial brasileira.

8.  Durante o governo Vargas (1951-1954), o debate entre os grupos políticos nacionalistas e liberais se agravou. O que eles defendiam? Como podemos relacioná-los com a Guerra Fria?

   Os nacionalistas contavam com o apoio dos comunistas e compunham o grupo político dos progressistas, representado principalmente pelo PTB. Defendiam um Estado forte e independente, com restrições ao capital estrangeiro. Já os liberais, ou entreguistas, formavam o grupo político dos conservadores e estavam vinculados principalmente à UDN. Defendiam o desenvolvimento com o atrelamento do país ao capitalismo internacional através da abertura do mercado interno e maior aproximação dos Estados Unidos. Em plena Guerra Fria, os militares liberais passaram a perseguir os nacionalistas, acusando-os de serem comunistas e os excluindo de postos importantes das Forças Armadas.

9. Qual a postura adotada por Getúlio Vargas em relação aos debates nacionalistas e liberais e a consequência disso?

   As medidas nacionalistas adotadas por Vargas serviram de pretexto para que seu governo fosse atacado de forma mais intensa.

10.  Quais motivos levaram à crise que culminou com o suicídio de Vargas?

   A oposição dos empresários interessados no capital estrangeiro, a insatisfação dos trabalhadores, a oposição do jornalista Carlos Lacerda e o atentado que sofrera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário