Powered By Blogger

sábado, 10 de novembro de 2012

Resolução do estudo dirigido – A mineração e suas consequências (7º ano)



1.       Quando e onde foram encontradas as primeiras minas de ouro no Brasil? (coloque data e século)
Em 1693, século XVII, Ouro Preto.

2.       Quais as medidas adotadas por Portugal para controlar a extração do minério e a cobrança de impostos?
Criou a Capitania de Minas Gerais (1720), as Casas de Fundição e transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1763).

3.       O que era o quinto real?
Imposto equivalente a 20% de toda a produção de ouro e pedras preciosas.

4.       Relacione a expressão “santo do pau oco” com a tributação cobrada pelo governo aos mineradores.
Muitos mineradores, insatisfeitos com a alta tributação paga ao governo de Portugal, tentavam contrabandear o ouro para evitar o pagamento dos impostos. Eles procuravam esconder o metal em vários locais, como dentro dos chapéus ou botas, debaixo da sela do cavalo ou dentro de suas armas. Outra maneira de esconder era colocá-lo dentro de estatuetas de santos feitas de madeira e ocas por dentro, que ficaram conhecidas como “santos do pau oco”.

5.       Quem foram os tropeiros e o monçoeiros?
Tropeiros e monçoeiros eram pessoas que realizavam o comércio ou abastecimento da região mineradora. Enquanto os primeiros o faziam através de mulas (terrestres), os outros o faziam através dos rios (expedições fluviais).

6.       Quais as mudanças ocorridas na Colônia após a descoberta de minas de ouro e de diamantes? (cite e comente ao menos três).
Devido ao grande deslocamento de pessoas para a região das minas, foram sendo formadas várias vilas e cidades no interior do território.
Foram abertos vários caminhos, que propiciaram uma maior ligação entre as regiões da Colônia, a partir das necessidades de abastecimento para a região mineradora.
A capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

7.       Cite cidades brasileiras que surgiram através da mineração.
Ponta Grossa, no Paraná, Anápolis, em Goiás, etc.

8.       O que foi o Tratado de Madri?
O Tratado de Madri foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha, em 1750, na tentativa de delimitar as novas fronteiras de suas colônias na América. Nele, ficou definido que o direito a um território seria da nação que efetivamente o ocupava. Além disso, as fronteiras seriam determinadas, principalmente, por limites naturais, como rios e montanhas.

9.       Leia o texto “A Guerra dos Sete Povos das Missões” (p. 39 a 41) e relacione este episódio com o Tratado de Madri.
Esta guerra tem sua origem vinculada ao Tratado de Madri, visto que, a partir do que ficou definido em relação aos limites territoriais baseados em limites naturais, desconsiderou a pré-ocupação e necessidades dos povos nativos que lá viviam – provocando reação por parte destes e confrontos com as tropas portuguesas.

10.   O que você achou desta Guerra? (responda apontando algum trecho lido que contribuiu para que você formasse esta opinião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário