Powered By Blogger

sábado, 10 de novembro de 2012

Resolução do Estudo dirigido (O Brasil depois da ditadura) - 9ºs anos



1.     Faça uma linha do tempo, na qual aponte os nomes dos presidentes brasileiros após a ditadura militar, colocando como marcos iniciais e finais os seus respectivos mandatos.
1985 – 1990: Sarney; 1990 – 1992: Collor; 1992 – 1994: Itamar; 1995 – 2002: FHC; 2003 – 2010: Lula

2.     Cite um fato ou medida que você considere importante no governo de José Sarney. Explique sua escolha.
Livre escolha (do aluno).

3.     A Constituição de 1988 é conhecida também como “Carta Cidadã”. Você concorda com isso? Por quê?
Resposta a critério do aluno, mas se espera que ele seja capaz de perceber que a Constituição de 1988 restaurou a ordem democrática no Brasil, trouxe avanços políticos e sociais, na medida em que contemplou direitos essenciais para o exercício da cidadania (tornou racismo e tortura crimes inafiançáveis, voto obrigatório a todos os brasileiros acima de 18 anos e facultativo para os maiores de 70 anos, os jovens entre os 16 e 18 e os analfabetos, retomou as eleições diretas para presidente, jornada máxima de trabalho de 44 horas semanais, licença-maternidade de 120 dias, criou o seguro-desemprego e o FGTS, licença-paternidade de 5 dias, direito de greve e liberdade sindical, o habeas-corpus e o fim da censura prévia aos meios de comunicação, legalização dos partidos políticos, direitos dos indígenas às terras que tradicionalmente ocupavam assegurados).

4.     Quem foi o primeiro presidente eleito por voto direto no Brasil após o período do regime militar?
Fernando Collor de Melo

5.     Por que o presidente Collor sofreu o processo de impeachment? (pesquise o significado da palavra).
Impeachment é uma expressão inglesa usada para designar a cassação de um chefe do Poder Executivo. Significa também impedimento, impugnação de mandato, retirar do cargo uma autoridade pública do poder Executivo. Durante o governo Collor, foi descoberto um esquema de corrupção chefiado por seu tesoureiro. Com isso, multidões saíram às ruas para protestar, e, pela primeira vez no Brasil, o processo de impeachment foi colocado em prática. Collor foi cassado, perdendo seus direitos políticos por um prazo de 8 anos.

6.     Em que governo o Brasil adotou a moeda “real”? Quem foi o seu idealizador?
Itamar Franco; FHC.

7.     O governo de Fernando Henrique se caracterizou por uma política neoliberal. O que isso significa?
O neoliberalismo é uma doutrina econômica que retoma alguns princípios do liberalismo clássico, como a total liberdade de mercado, além da intervenção mínima do Estado na economia. No governo FHC, essa doutrina foi colocada em prática através da abertura ao capital estrangeiro e privatizações de empresas estatais, no intuito de diminuir os gastos públicos.

8.     A política econômica do governo Lula representou uma ruptura em relação ao governo anterior?
O governo Lula, ao assumir o governo, não adotou políticas radicais, dando segmento à política econômica do governo anterior. Caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial.
9.     Quais as principais medidas sociais da gestão Lula?
Foi implantado um programa de auxílio mensal em dinheiro para famílias pobres, conhecido como Bolsa Família, e o aumento do salário mínimo, entre outras coisas.

10.  Você viu que após o fim da URSS, o mundo passou a viver sob uma nova ordem (multipolar). A partir de suas características, pôde-se perceber o surgimento de uma sociedade globalizada. O que você entende por isso?
Globalização é o nome que se dá ao processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo. No entanto, com o impulso recebido pelo barateamento dos meios de transporte e de comunicação, ela também pode ser percebida nos campos político, social e cultural.

11.  Em que momento (mandato) você consegue perceber o Brasil adotando medidas que o inseririam no processo de globalização?
No início da década de 1990, o país passa a adotar idéias liberais, abrindo o seu mercado interno, criando maior liberdade para a entrada de mercadorias e de investimentos externos, derrubando assim algumas barreiras protecionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário