Powered By Blogger

sábado, 10 de novembro de 2012

Resolução do estudo dirigido – A busca por minérios e as bandeiras (7º ano)



1.     Durante o domínio holandês do Nordeste brasileiro (1630 – 1654), vigorava a chamada União Ibérica. Você lembra o que foi? Explique-a.
O período entre 1580 e 1650, no qual Portugal ficou sob domínio espanhol, após a unificação das duas coroas ibéricas.
2.     Qual a situação de Portugal após o fim da União das Coroas Ibéricas?
Portugal se encontrava em difícil situação econômica devido à perda de grande parte de suas colônias no Oriente e na África. Além disso, a frota naval portuguesa estava em péssimas condições devido à falta de manutenção e ao confisco (apreensão) de embarcações por parte dos espanhóis. Para piorar a situação, o Nordeste brasileiro, que era a principal região produtora de açúcar na Colônia, continuava sob domínio holandês.
3.     Quando e por que o governo português criou o Conselho Ultramarino e as Companhias de Comércio? Quais as suas funções?
O Conselho Ultramarino e as Companhias de Comércio foram criados para melhorar a administração da Colônia (uma espécie de renovação administrativa do reino português) e reforçar o controle sobre o comércio (numa tentativa de resolver a crise econômica) e limitar a participação de estrangeiros nos negócios da Colônia, respectivamente.
Enquanto a principal função do Conselho Ultramarino era manter a Coroa informada sobre os assuntos relativos às suas colônias, como a cobrança de impostos, a manutenção das fortificações e as condições de povoamento, as Companhias de Comércio deveriam controlar a venda dos produtos consumidos pelos colonos, garantir o fornecimento de escravos, manter a frota armada para proteger os navios e financiar o transporte do açúcar para a Europa.
4.     Quando a União Ibérica terminou o Brasil já havia expulsado os holandeses?
Não, isso só aconteceu em 1654.
5.     Por que a presença holandesa no Nordeste do Brasil representava um problema para Portugal?
Por que o Nordeste era a principal região produtora de açúcar na Colônia.
6.     Explique por que a expulsão dos holandeses não melhorou a situação econômica do Brasil.
Após a expulsão, os holandeses, que haviam aprendido, no dia-a-dia dos engenhos, as técnicas de produção do açúcar, passaram a produzi-lo em suas colônias nas Antilhas. Como possuíam contatos comerciais na Europa, conseguiram negociar preços melhores de seu produto, causando uma drástica redução da venda do açúcar brasileiro por lá, o que aumentou a crise econômica de Portugal.
7.     Que alternativa a Metrópole portuguesa encontrou para tentar resolver a crise financeira?
Intensificou a procura por minerais preciosos no solo brasileiro. Ou seja, buscou encontrar uma nova atividade econômica que gerasse mais lucros.
8.     Quando o governo português intensificou a busca por novas riquezas?
A partir do século XVII (encontrou em 1693).
9.     Quem foram os bandeirantes?
Habitantes da vila de São Paulo que organizavam expedições para capturar indígenas e vendê-los para trabalhar como escravos nos engenhos do litoral ou nas fazendas paulistas.
10.  Por que os bandeirantes formavam o grupo mais capacitado para empreender a busca por jazidas de minérios?
Os paulistas, mestiços de portugueses com os indígenas, detinham conhecimento, não apenas dos caminhos, mas das técnicas de sobrevivência no clima e natureza rudes do sertão.
11.  Diferencie bandeiras de preação e prospecção.
Enquanto as bandeiras de preação buscavam capturar indígenas para vendê-los, as de prospeção tinha como principal objetivo localizar jazidas de minerais preciosos.
12.  Qual a relação das bandeiras com a expansão do território brasileiro?
As expedições, ao adentrar o território, foram fator primordial para conquista e povoamento do território, contribuindo para o aumento do território da Colônia. Avançando além das fronteiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas, os bandeirantes, pouco a pouco, mudariam as linhas de demarcação da ocupação da terra dando à Colônia portuguesa um novo traçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário