Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2012

Resolução da atividade III (Médici, economia e abertura política) - 9º ano


1.  Faça uma linha do tempo, na qual cite os nomes dos Presidentes durante o período da ditadura militar no Brasil. Coloque como marcos divisórios os anos iniciais e finais de seus governos.

2.   Que governo da ditadura militar se caracterizou pelo endurecimento do Regime? Escreva um pequeno parágrafo, no qual aponte elementos que marcaram este período.
Médici governou sob vigência do AI-5, que, por dar ao Executivo plenos poderes, marcou o caráter repressivo desse período. A propaganda ufanista oficial, que fazia uso das vitórias esportivas conquistadas pelo país e o “milagre econômico”, tentou disfarçar o período mais doloroso da ditadura.

3.  O que foi o “milagre brasileiro”? Quais foram os aspectos positivos e negativos do “milagre”? (se preciso, pesquise na internet ou em outros livros didáticos).
Período de 1969 a 1973, correspondente ao governo Médici, no qual o país passou por um acentuado crescimento industrial, aumento das importações, expansão do consumo e instalação de numerosas empresas estrangeiras no país. Entre os aspectos positivos está a modernização do país, com a construção de grandes obras públicas e a expansão do setor industrial. Entre os aspectos negativos, boa parte da população empobreceu, numerosas empresas brasileiras fecharam as portas ou foram absorvidas por estrangeiras.

4.       Quando teve início a abertura política do Brasil?
A abertura política começou em meados dos anos 1970, durante o governo do general Ernesto Geisel. Ela deveria ser “lenta, gradual e segura”, com a censura e a repressão política diminuída de forma moderada, além do restabelecimento dos diálogos com os oposicionistas do regime. No entanto, os setores “linha dura” do exército se recusavam ao diálogo e procuravam manter o regime de repressão e tortura.

5.       O que caracterizou o governo Geisel no campo político, econômico e social?
A lenta e gradual abertura política, marcada por retrocessos autoritários; o fim do “milagre econômico”; a retomada dos movimentos populares de protesto e das greves.

6.       Por que a revogação do AI-5 foi a medida mais importante para a redemocratização do país?
Revogado o AI-5, acabou a censura prévia e diminuíram os poderes do Executivo, o que abriu o caminho para a redemocratização do país (o AI-5 dava amplos poderes ao Executivo. Por ele, o presidente podia cassar mandatos de parlamentares, suspender direitos políticos, intervir nos Estados e municípios, fechar o Congresso, decretar estado de sítio. Tornou também mais rigorosa a censura à imprensa, teatro, cinema e televisão).

7.       O que foi feito no governo de Figueiredo em continuidade ao processo de abertura política?
O Congresso aprovou o projeto de anistia (parcial e limitada) e a reforma partidária, que extingui a ARENA e o MDB e criou o pluripartidarismo.

8.       A abertura política foi obra exclusiva do governo militar? Explique.
Não. Um fator importantíssimo do processo de abertura foi a mobilização da sociedade, que pressionou por mudanças e forçou as mudanças no regime. Entre os exemplos dessa mobilização, podemos citar a campanha pela anistia, as greves e a campanha pelas Diretas-Já.

9.     Retome a sua linha do tempo (exercício 1) e, após uma análise dos principais acontecimentos ocorridos durante a ditadura militar no Brasil (expostos no seu livro didático), cite fatos marcantes de cada um dos cinco governos do período (para isso, ao fazer a leitura do capítulo, procure prestar atenção nas datas e faça a relação com o governo no qual estava inserido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário