Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2012

Resolução da atividade I (AI's) - 9º ano


1.     O que é um Ato Institucional, como era utilizado e por quê?

Os Atos Institucionais foram decretos emitidos durante os anos após o golpe militar de 1964 no Brasil - entre 1964 a 1969 foram decretados 17 AI’s. Eles eram validados sem que para isso houvesse a aprovação de um órgão legislativo ou a consulta popular. Ou seja, o presidente determinava a validação de uma lei que não era discutida por deputados e senadores que pudessem vetá-la ou reformá-la. O governo divulgou que seu objetivo era combater a "corrupção e a subversão". De forma geral, os AI’s serviram como mecanismos de legitimação e legalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles próprios diversos poderes extra-constitucionais; eram um mecanismo para manter na legalidade o domínio dos militares.

2.     O que estava acontecendo no Brasil que levou ao decreto do AI-5? (Buscar dados sobre a situação política e social que antecedeu o AI-5).

O ano de 1968 é lembrado até hoje pelo intenso envolvimento da sociedade civil nas manifestações contrárias à ditadura. No início deste ano, os estudantes da UNE reivindicavam contra a privatização do ensino superior e o fim da repressão, principalmente após a morte do estudante Edson Luís de Lima Souto. Em setembro, o deputado Márcio Moreira Alves provocou os militares na Câmara, questionando seu caráter abusivo e amplamente autoritário. “Quando não será o Exército um valhacouto de torturadores?”, disse ele, enfatizando o fim das celebrações da Independência do Brasil em 7 de setembro. Costa e Silva ordenou que o deputado fosse processado, mas a Câmara não acatou sua decisão. Sentindo-se insultado, o chefe do Gabinete Militar Jayme Portella exigiu que medidas mais radicais fossem tomadas pelo governo. No fatídico dia 13 de dezembro, o Conselho de Segurança, formado por 24 membros, se reuniu para votar o texto do Ato Institucional, redigido pelo Ministro da Justiça Luis Antônio da Gama e Silva. De todos os membros presentes, somente o vice-presidente Pedro Aleixo votou contra a proposta. O Ato Institucional nº 5, ou AI-5, é conhecido por ser o mais cruel dos Atos Institucionais decretados pelo Regime Militar (1964-1985). Assinado pelo presidente Arthur Costa e Silva, em 13 de dezembro de 1968, o ato se sobrepôs aos dispositivos da Constituição de 1967 e deu poderes supremos ao chefe do Executivo.

3.     Relacione os Ais e a doutrina de Segurança Nacional.

Os AI’s foram medidas adotadas durante a ditadura militar para exercer maior controle sobre a sociedade e centralizar as decisões políticas. A DSN, que defendia existência de uma guerra entre a Europa Ocidental (capitalista) e o Leste Europeu (socialista) e a necessidade de luta contra o chamado “inimigo interno” em defesa da segurança nacional, era a base ideológica do regime implantado no Brasil em 1964. Ela justificava, assim, a criação dos AI’s, na medida em que as ações repressoras contra as pessoas consideradas perigosas à ordem social.

4.     Pesquise sobre AI-5 e os direitos políticos.

O AI-5 incluía a proibição de manifestações de natureza política, além de vetar o "habeas corpus" para crimes contra a segurança nacional (ou seja, crimes políticos), concedia ao Presidente da Republica enormes poderes, tais como: fechar o Congresso Nacional; demitir, remover ou aposentar quaisquer funcionários; cassar mandatos parlamentares; suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer pessoa; decretar estado de sítio; julgamento de crimes políticos por tribunais militares, etc.

5.     Buscar informações (livro didático, internet) sobre os órgãos de censura do governo, a censura à imprensa, a censura no meio artístico no período.

Durante a Ditadura Militar no Brasil, foram criados vários órgãos que visavam identificar e perseguir indivíduos considerados subversivos. Em nome da “segurança nacional”, órgãos como o Serviço Nacional de Informações (SNI), o Departamento de Operações Internas (DOI) e o Centro de Operações de Defesa Interna (CODI) tinham a função de controlar as informações que circulavam no país e de desarticular as organizações subversivas, além de localizar e prender seus militantes.
A censura foi instaurada oficialmente em 1970, através do decreto-lei nº 1077. A partir dele, ficava proibida a divulgação de obras que contivessem conteúdos considerados subversivos e que colocassem em risco a segurança nacional. Em 1967 foi criada a Lei de Imprensa, mas, ao longo dos anos, a censura atingiu todos os meios de comunicação. Redações de jornal, bancas de revistas, livrarias e editoras foram fechadas e muitas vezes se tornaram alvo de violentos ataques dos militares.
O AI-5 foi responsável pelo endurecimento da censura do Regime Militar, estendendo a fiscalização prévia aos artigos e reportagens da imprensa, às letras de música, às peças teatrais e às cenas de filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário