Powered By Blogger

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Resolução da atividade – O fim da URSS e a Nova Ordem Mundial (9ºs anos)



1.       Ao entrar na década de 1980, qual a situação da União Soviética?
A economia soviética enfrentava uma série de problemas. O país não conseguia acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico do mundo capitalista. A rigidez do regime soviético centralizava a administração nas mãos de uma burocracia ineficiente e corrupta, que impedia a livre circulação de idéias e barrava as iniciativas econômicas voltadas para a satisfação do consumo interno.
O alto custo da corrida armamentista sufocava a economia do país, pois o alto custo dos projetos militares resultava na ineficiência de investimentos nas indústrias de bens de consumo (alimentos, eletrodomésticos e automóveis).

2.       Quais os principais motivos que levariam ao fim da União Soviética?
O centralismo burocrático, os enormes gastos com a manutenção do controle sobre os países integrantes do bloco socialista, a incapacidade produtiva, a exigência de produtos de consumo e de liberdades políticas pela população, a corrida armamentista, a superioridade tecnológica dos países capitalistas, etc.

3.       Quem foi responsável pelo processo que culminaria no fim da União Soviética? Quando chegou ao poder?
O responsável pelo processo de abertura da URSS foi o líder político Michail Gorbatchev. Ele assumiu a direção da URSS em 1985.

4.       Quais as medidas adotadas pelo governo para solucionar a crise? Explique-as.
Glasnost (transparência), abertura política que acabava com o centralismo do poder. Trouxe um grande abrandamento da censura, permissão para que as pessoas pudessem sair do país, o fim do unipartidarismo; e a Perestroika (reestruturação econômica), que concedeu maior liberdade de ação às empresas, autorizando-as a fixar os salários dos empregados e a concorrer com outras empresas no mercado, a legalização de pequenas empresas privadas, a abertura ao capital estrangeiro.

5.       Dentro desse contexto, o que representou a queda do Muro de Berlim, em 1989? Qual a consequência política da queda para a Alemanha Oriental e Ocidental? (Se preciso, pesquise na internet).
Representou o fim da Guerra Fria e o estabelecimento de novas relações entre o Leste e o Oeste. De forma geral, a queda do Muro mostrava a crise pela qual passava o socialismo. Ela permitiu a reunificação da Alemanha.

6.       O que é a Comunidade de Estados Independentes (CEI)? Qual o principal objetivo da sua criação? (pesquise em outras fontes, se preciso).
Bloco formado entre os países da extinta URSS. O principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre essas nações.

PS: Com o propósito de ocupar o espaço deixado pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes, pois os países apresentavam uma grande dependência dos laços gerados durante a URSS. No entanto, a tendência é que as nações que atualmente integram a CEI busquem a autonomia econômica, política e militar, diminuindo os laços com os outros países integrantes da Comunidade.

7.       Por que, com a criação da CEI, Gorbatchev renunciou?
Com a criação da CEI, Gorbatchev teve o poder esvaziado.

8.       Em que ano ocorreu o fim da URSS?
Em 1991.

9.       O que representaram a desintegração da União Soviética e o fim dos regimes comunistas do Leste europeu?
Representaram a vitória dos EUA na Guerra Fria. A partir de então, os EUA emergiram como superpotência econômica e militar do planeta.

10.   Explique a nova configuração de poder surgida após o fim da Guerra Fria. Nela, que lugar ocupa os Estados Unidos?
Com o fim da Guerra Fria, o confronto entre os sistemas capitalista e socialista foi substituído pela disputa dentro do próprio capitalismo, que se desenvolve por meio da formação de blocos de poder político e economico. Nessa nova configuração do poder, chamada multipolar, os EUA vêm perdendo seu poder e influência.

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelas respostas das minhas questões de Geografia
    hahahahahahaha eba

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela minhas respostas de geográfica 😂😂 Só faltaram algumas

    ResponderExcluir
  3. Professores são muito preguiçosos kkkkkkk pega as atividade da net

    ResponderExcluir