Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de março de 2012

Resolução estudo dirigido: A expansão do Islã 7º ano

Escreva, no seu caderno, o significado dos termos abaixo. Depois, escreva uma frase sobre algum aspecto aprendido com o estudo deste capítulo, empregando-os.


a.       Islã: Religião monoteísta que aceita preceitos do judaísmo e cristianismo. Tem como seu fundador Maomé, surgiu na Península Arábica, no século VII.
b.      Muçulmano: seguidor do Islamismo
c.       Alcorão: livro sagrado do Islão
d.      Jihad: dever de todo muçulmano de defender o Islã, seja por meio da pregação religiosa, do comportamento pessoal ou da luta armada.

Complete o quadro explicativo do islamismo conforme o modelo abaixo com as principais informações  tratadas no livro.

Época e 
lugar de origem
Profeta fundador
Pilares do Islã
Cidade sagrada
Livros sagrados
 século VII, Pen. Arábica

Maomé
 Shahada, ou testemunho, é a primeira prece que o muçulmano aprende. Pronunciada em voz alta, representa a declaração de fé do fiel ao islamismo; Salat, são as orações que devem ser feitas por todos os muçulmanos adultos cinco vezes todos os dias. Deve-se rezar com a cabeça voltada para Meca; Zakat, contribuição financeira paga pelos fiéis para fins de caridade, usada principalmente para ajudar as pessoas necessitadas; Sawn, jejum feito durante o dia no mês do Ramadã, quando se comemora a revelação da palavra de Alá ao profeta Maomé; Hajj, peregrinação a Meca que deve ser feita por todo muçulmano pelo menos uma vez na vida, desde que possua condições financeiras e físicas.
Meca
Alcorão

Explique os fatores que motivaram a expansão islâmica.
A expansão do Islã está associada à unificação em torno da fé, o que propiciou também a unidade política. Com o poder centralizado, exércitos bem organizados e motivados pelo princípio da Jihad, os muçulmanos puderam expandir seus domínios.

Explique a diferença entre os termos árabe e muçulmano.
Árabé: povo de origem semita originário da Península Arábica.
Muçulmano: seguido do Islamismo.

Nem todo árabe é muçulmano e nem todo muçulmano é árabe.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Muito Da Sua Analise Da Expansão Do Islã e Na Sua Atividade Você Poderia Acrescentar O Por Que Da Expansão do Islã (Só Uma Dica)

    ResponderExcluir