Powered By Blogger

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Segunda Revolução Industrial

A EXPANSÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Segunda Revolução Industrial representou um aprimoramento técnico e científico, na segunda metade do século XIX, da Primeira e focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval). Essa etapa da indústria mundial produziu profundas modificações no contexto do espaço geográfico no qual essa revolução foi desenvolvida.

O conjunto de novidades tecnológicas favoreceu uma flexibilização produtiva na atividade industrial, posicionando países que lideram o processo de industrialização como algumas nações européias, além dos Estados Unidos e Japão que ingressaram na Segunda Revolução Industrial. 

O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros. A partir de 1870, os motores a vapor foram gradativamente substituídos pelos motores de combustão interna e também pelos motores elétricos. 
 
As mudanças econômicas, sociais e políticas desse período tiveram como base duas novas fontes de energia: a eletricidade e o petróleo. O ferro, principal material da primeira fase da industrialização, aos poucos foi substituído pelo aço, um material mais leve, maleável e resistente.

AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EXPANSÃO INDUSTRIAL

Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros para o desvendamento e criação de novas tecnologias como procedimentos produtivos, máquinas, equipamentos entre outros, todos com intuito de dinamizar e acelerar a produtividade e automaticamente os percentuais de lucros.

Desse modo, grande parte dos avanços tecnológicos foi derivado de pesquisas científicas que são realizadas para o aperfeiçoamento industrial. Esse processo é contínuo, pois constantemente busca novos materiais, novas tecnologias e métodos de produção com o objetivo de ampliar as margens de lucros.

INVENÇÕES DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (EXEMPLOS)

Máquina de costura: EUA, 1846
Lâmpada incandescente: EUA, 1854
Motor de combustão interna: Alemanha, 1866
Dínamo elétrico: Alemanha, 1866
Máquina de escrever: EUA, 1867
Telefone: EUA, 1876
Processamento de aço: Grã-Bretanha, 1877
Automóvel: Alemanha, 1885
Turbina a vapor: Grã-Bretanha, 1890
Motor a diesel: Alemanha, 1897
Dirigível: Alemanha, 1900

OS TRANSPORTES E AS COMUNICAÇÕES

As novas tecnologias desenvolvidas no período provocaram muitas transformações no cotidiano das pessoas. Novos meios de comunicação, como o telégrafo e o telefone, permitiram às pessoas se comunicarem com maior rapidez. Além disso, os meios de transporte sofreram uma revolução advinda das descobertas científicas e industriais. Com elas, as pessoas puderam se locomover com muito mais facilidade e rapidez.

OUTRAS INOVAÇÕES

Inovações tecnológicas, surgidas no final do século XIX e início do século XX, modificaram bastante o dia-a-dia das pessoas. A eletricidade, por exemplo, possibilitou às pessoas aproveitarem mais o período noturno. Outra mudança relacionada à energia elétrica foi a possibilidade de colocar em funcionamento novos eletrodomésticos, como a geladeira e o ferro de passar roupas elétrico. Data desta época, também, os primeiros fogões a gás, os vasos sanitários com descarga, as máquinas fotográficas e cinematográficas, os aparelhos de raio X, entre outros.

A VIDA NAS GRANDES CIDADES

Como sede da burguesia enriquecida, que ali tinha mansões e escritórios, a cidade foi beneficiada com as novidades tecnológicas e embelezada com edifícios luxuosos, praças arborizadas e avenidas largas. Ela era uma espécie de cartão de visitas da prosperidade e do progresso da burguesia local e, por isso, passou por amplas reformas para ampliação da rede de água e esgoto, abertura de avenidas, instalação de iluminação pública, de trilhos para os bondes, estações de metrô. Em contrapartida, nos bairros operários, que geralmente ficavam próximos às indústrias, não havia rede de esgoto nem abastecimento de água e gás. Com isso, pode-se afirmar que as melhorias urbanas não beneficiaram toda a população dos países industrializados, que também sofria com sérios problemas de sáude provenientes da poluição causada pelas fábricas.

CONSEQÜÊNCIAS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Expansão do Capitalismo
Novas formas de indústrias e empresas
Surgimento de graves questões sociais
Burguesia no poder
Imperialismo 
Entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário