Powered By Blogger

domingo, 10 de março de 2013

Resolução das atividades 6º ano, Gênesis (A origem do ser humano)


1. Qual a teoria mais aceita atualmente sobre a origem do homem?
A teoria mais aceita, na atualidade, é a evolucionista (Charles Darwin).
2. Quando dizemos que os seres humanos também são primatas queremos dizer que descendem dos macacos?
Não, segundo o "darwinismo", homens e macacos descendem de um único ser primata, mas evoluíram de formas diferentes.
3. Questão 2, p.  24 do livro.

Australopithecus: viveram entre 5 milhões e 1 milhão de anos atrás; mediam cerca de 1,20 m de altura; pesavam cerca de 30 kg; volume do cérebro de 450 cm3.
Homo habilis: viveram entre 2,3 milhões de anos atrás e 1,6 milhão de anos atrás; mediam cerca de 1,25 m; pesavam cerca de 50 kg; volume do cérebro de 800 cm3.
Homo erectus: viveram entre 1,8 milhão e 200 mil anos atrás; mediam cerca de 1,75 m; pesavam cerca de 70 kg; volume do cérebro de 950 cm3.
Homo sapiens: viveram desde 200 mil anos atrás; quanto à altura, existe grande variação; também em relação à massa corporal; o volume cerebral de cerca de 1.400 cm3.

Conclusão: o ser humano, conforme a passagem do tempo, teve um considerável aumento na altura, massa corporal e vole do cérebro. Isso decorreu da necessidade de adaptação aos diferentes ambientes, do maior consumo de alimentos, e do aumento da atividade cerebral.

4. O período mais antigo e mais longo da história humana é conhecido como Paleolítico. Escreva um pequeno texto sobre as principais características desse período e explique por que recebeu o nome de Pedra Lascada.
O Paleolítico é o maior período da Pré-história. Durante esse período, os hominídeos desenvolveram conhecimentos, criaram técnicas e fabricaram novos instrumentos de uso cotidiano. O uso do fogo e a migração para outros continentes também aconteceram neste período. De forma geral, levavam uma vida nômade, eram caçadores e coletores, pescavam. Além disso, acontecia uma divisão sexual do trabalho, na qual as mulheres eram encarregadas da coleta de frutos, folhas e raízes e do cuidado com as crianças, enquanto os homens eram encarregados da caça e da procura de animais mortos para alimentar os membros do grupo.

5. O que significa dizer que os primeiros Homo levavam uma vida nômade?
Significa dizer que eles não tinham habitação fixa, mudavam constantemente.
6. O que marcou a passagem do Paleolítico para o Neolítico? Explique essa mudança.
O desenvolvimento da agricultura. Com ela, os homens passar a ter vida sedentária e surgem as primeiras aldeias.
7. O que significa sedentarização?
É quando as pessoas passa a viver fixas.
8. O que são pinturas rupestres?
Chamam-se pinturas rupestres as pinturas, gravuras ou desenhos feitos em superfícies rochosas. Eram feitas no interior de cavernas, geralmente, e representavam principalmente animais, seres humanos e cenas de caçada. 
9. Com o desenvolvimento de técnicas de fundição, os seres humanos iniciaram uma nova etapa do seu desenvolvimento. Explique o que isso representou em sua vida prática.
Com as novas técnicas de fundição, os homens puderam desenvolver armas e ferramentas mais eficientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário