Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resolução do Estudo Dirigido: A Segunda Revolução Industrial

1. Explique, com suas palavras, o que foi a Segunda Revolução Industrial.
A Segunda Revolução Industrial representou um aprimoramento técnico e científico, na segunda metade do século XIX, da Revolução Industrial.

2. Diferencie a Segunda Revolução Industrial da Primeira.
A primeira ficou limitada à Inglaterra e se caracterizou pelo uso do ferro, do carvão e do vapor enquanto a segunda se expandiu para a Europa, os EUA e o Japão, além de ser marcada pelo uso de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, e o aço como matéria-prima.

3. Como se deu a aproximação entre a ciência e a indústria na Segunda Revolução Industrial e qual o resultado disso?
Os empresários investiam em pesquisas científicas para encontrar solução técnicas que lhes trouxessem mais lucros e menos custos. Dessa forma, as pesquisas científicas realizadas nas universidades acabam sendo dirigidas pelas necessidades das indústrias.

4. Fale sobre os impactos da modernização na vida das pessoas.
As novas tecnologias desenvolvidas a partir da Segunda Revolução Industrial provocaram muitas transformações no cotidiano das pessoas que viviam nos países industrializados. Foram inventados novos meios de comunicação, como o telégrafo e o telefone, que permitiram às pessoas se comunicar com mais rapidez. As descobertas científicas e industriais também revolucionaram os meios de transporte, possibilitando a produção e a modernização do automóvel, do trem, do bonde elétrico, da bicicleta, do avião e do transatlântico. Dessa forma, as pessoas puderam se locomover com muito mais facilidade e rapidez. Além disso, a eletricidade, por exemplo, permitiu o uso de lâmpadas elétricas, o que possibilitou às pessoas aproveitar mais o período noturno para trabalhar, estudar ou mesmo passear pelas ruas da cidade. Outra utilidade para a energia elétrica foi no funcionamento de novos eletrodomésticos, como a geladeira e o ferro de passar roupas elétrico.

5. Por que a cidade era o símbolo da era industrial?
Como sede da burguesia enriquecida, que ali tinha mansões e escritórios, a cidade foi beneficiada com as novidades tecnológicas e embelezada com edifícios luxuosos, praças arborizadas e avenidas largas. A cidade era uma espécie de cartão de visitas da prosperidade e do progresso da burguesia local.

6. Que modificações ocorreram nas cidades em função do grande crescimento da população?
As cidades passaram por amplas reformas para ampliação da rede de água e esgoto, abertura de avenidas, instalação de iluminação pública, de trilhos para os bondes, estações de metrô.

7. "Todas as pessoas dos países industrializados desfrutaram das vantagens da industrialização". Você concorda com essa afirmação? Justifique a sua resposta.
Resposta pessoal. No entanto, espera-se que o aluno chegue à conclusão de que os benefícios não se estenderam a todas as parcelas da sociedade, na medida em que, nos bairros operários, que geralmente ficavam próximos às indústrias, não havia rede de esgoto nem abastecimento de água e gás. Além disso, a poluição causada pelas fábricas provocava sérios problemas de saúde nos moradores desses bairro.

8. A Primeira Revolução Industrial se baseva na livre concorrência, isto é, na liberdade de comércio e produção e em pequenas e médias empresas, cujos proprietários usavam seus lucros para investir em seus negócios. Essas características se mantiveram na Segunda Revolução Industrial?
Não. A Segunda Revolução Industrial se caracterizou pela concentração industrial que levou ao surgimento de grandes empresas. Estas, por controlarem o mercado e os preços, acabaram destruindo a livre concorrência. Ocorreu, também, o fortalecimento do poder dos grandes bancos, cujos empréstimos mantinham indústrias e empresas comerciais sob sua dependência.

9. O que é capitalismo financeiro?
Grupo restrito de empresas que dominam praticamente sozinhas o mercado, fruto da união da indústria com o capital bancário.

Cheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário