Powered By Blogger

sábado, 8 de dezembro de 2012

Resolução da atividade II (recuperação): A expansão das fronteiras da Colônia portuguesa na América - 7º ano



1.     Qual a situação de Portugal após o fim da União das Coroas Ibéricas?
Portugal se encontrava em difícil situação econômica devido à perda de grande parte de suas colônias no Oriente e na África. Além disso, a frota naval portuguesa estava em péssimas condições devido à falta de manutenção e ao confisco (apreensão) de embarcações por parte dos espanhóis. Para piorar a situação, o Nordeste brasileiro, que era a principal região produtora de açúcar na Colônia, continuava sob domínio holandês.

2.     Por que a presença holandesa no Nordeste do Brasil representava um problema para Portugal?
Por que o Nordeste era a principal região produtora de açúcar na Colônia.

3.     Explique por que a expulsão dos holandeses não melhorou a situação econômica do Brasil.
Após a expulsão, os holandeses, que haviam aprendido, no dia-a-dia dos engenhos, as técnicas de produção do açúcar, passaram a produzi-lo em suas colônias nas Antilhas. Como possuíam contatos comerciais na Europa, conseguiram negociar preços melhores de seu produto, causando uma drástica redução da venda do açúcar brasileiro por lá, o que aumentou a crise econômica de Portugal.

4.     Que alternativa a Metrópole portuguesa encontrou para tentar resolver a crise financeira?
Intensificou a procura por minerais preciosos no solo brasileiro. Ou seja, buscou encontrar uma nova atividade econômica que gerasse mais lucros.

5.     Quem foram os bandeirantes?
Habitantes da vila de São Paulo que organizavam expedições para capturar indígenas e vendê-los para trabalhar como escravos nos engenhos do litoral ou nas fazendas paulistas. Estas expedições particulares ficaram conhecidas como Bandeiras.

6.     Qual a relação das bandeiras com a expansão do território brasileiro?
As expedições, ao adentrar o território, foram fator primordial para conquista e povoamento do território, contribuindo para o aumento do território da Colônia. Avançando além das fronteiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas, os bandeirantes, pouco a pouco, mudariam as linhas de demarcação da ocupação da terra dando à Colônia portuguesa um novo traçado.

7.     Quais as medidas adotadas por Portugal para controlar a extração do minério e a cobrança de impostos?
Criou a Capitania de Minas Gerais (1720), as Casas de Fundição e transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1763).

8.     Quais as mudanças ocorridas na Colônia após a descoberta de minas de ouro e de diamantes? (cite e comente três delas).
Devido ao grande deslocamento de pessoas para a região das minas, foram sendo formadas várias vilas e cidades no interior do território.
Foram abertos vários caminhos, que propiciaram uma maior ligação entre as regiões da Colônia, a partir das necessidades de abastecimento para a região mineradora.
A capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário