Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resolução da atividade II (recuperação): o mundo contemporâneo - 9ºs anos



1.     Ao entrar na década de 1980, qual a situação da União Soviética?
A economia soviética enfrentava uma série de problemas. O país não conseguia acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico do mundo capitalista. A rigidez do regime soviético centralizava a administração nas mãos de uma burocracia ineficiente e corrupta, que impedia a livre circulação de idéias e barrava as iniciativas econômicas voltadas para a satisfação do consumo interno.
O alto custo da corrida armamentista sufocava a economia do país, pois o alto custo dos projetos militares resultava na ineficiência de investimentos nas indústrias de bens de consumo (alimentos, eletrodomésticos e automóveis).

2.     Quais os principais motivos que levariam ao fim da União Soviética?
O centralismo burocrático, os enormes gastos com a manutenção do controle sobre os países integrantes do bloco socialista, a incapacidade produtiva, a exigência de produtos de consumo e de liberdades políticas pela população, a corrida armamentista, a superioridade tecnológica dos países capitalistas, etc.

3.     Quem foi responsável pelo processo que culminaria no fim da União Soviética? Quando chegou ao poder?
Mikhail Gorbatchev; em 1985.
4.     Quais as medidas adotadas pelo governo para solucionar a crise? Explique-as.
Glasnost (transparência), abertura política que acabava com o centralismo do poder. Trouxe um grande abrandamento da censura, permissão para que as pessoas pudessem sair do país, o fim do unipartidarismo; e a Perestroika (reestruturação econômica), que concedeu maior liberdade de ação às empresas, autorizando-as a fixar os salários dos empregados e a concorrer com outras empresas no mercado, a legalização de pequenas empresas privadas, a abertura ao capital estrangeiro.

5.     Por que, com a criação da CEI, Gorbatchev renunciou?
Com a criação da CEI, Gorbatchev teve o poder esvaziado.
PS: Com o propósito de ocupar o espaço deixado pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes, pois os países apresentavam uma grande dependência dos laços gerados durante a URSS. No entanto, a tendência é que as nações que atualmente integram a CEI busquem a autonomia econômica, política e militar, diminuindo os laços com os outros países integrantes da Comunidade.

6.     O que representaram a desintegração da União Soviética e o fim dos regimes comunistas do Leste europeu?
Representaram a vitória dos EUA na Guerra Fria. A partir de então, os EUA emergiram como superpotência econômica e militar do planeta.

7.     Explique a nova configuração de poder surgida após o fim da Guerra Fria. Nela, que lugar ocupa os Estados Unidos?
Com o fim da Guerra Fria, o confronto entre os sistemas capitalista e socialista foi substituído pela disputa dentro do próprio capitalismo, que se desenvolve por meio da formação de blocos de poder político e economico. Nessa nova configuração do poder, chamada multipolar, os EUA vêm perdendo seu poder e influência.

8.     Faça uma linha do tempo, na qual aponte os nomes dos presidentes brasileiros após a ditadura militar, colocando como marcos inicial e final os seus respectivos mandatos.
José Sarney: 1985 – 1989; Fernando Collor: 1989 – 1992; Itamar Franco: 1992 – 1994; FHC: 1995 – 2002; Lula: 2002 – 2010.
9.     Cite medidas importantes adotadas pelo governo de José Sarney.
No mandato de José Sarney foi eleita uma Assembléia Constituinte, que elaborou uma nova Constituição para o Brasil. No campo econômico, Sarney lançou o Plano Cruzado, que substituiu a moeda antiga, o cruzeiro, pelo cruzado. Nessa época, houve um congelamento dos preços e dos salários.

10.  A Constituição de 1988 é conhecida também como “Carta Cidadã”. Aponte elementos dessa Constituição que expliquem isso.
A Constituição de 1988 restaurou a ordem democrática no Brasil, trouxe avanços políticos e sociais, na medida em que contemplou direitos essenciais para o exercício da cidadania (tornou racismo e tortura crimes inafiançáveis, voto obrigatório a todos os brasileiros acima de 18 anos e facultativo para os maiores de 70 anos, os jovens entre os 16 e 18 e os analfabetos, retomou as eleições diretas para presidente, jornada máxima de trabalho de 44 horas semanais, licença-maternidade de 120 dias, criou o seguro-desemprego e o FGTS, licença-paternidade de 5 dias, direito de greve e liberdade sindical, o habeas-corpus e o fim da censura prévia aos meios de comunicação, legalização dos partidos políticos, direitos dos indígenas às terras que tradicionalmente ocupavam assegurados).

11.  Quem foi o primeiro presidente eleito por voto direto no Brasil após o período do regime militar?
Collor.

12.  Quais as principais medidas adotadas no governo Collor?
Collor lançou um plano de combate à inflação, o “Plano Collor”, com o qual a poupança de milhões de brasileiros foi confiscada. Em seu governo, implantou-se medidas liberais, marcadas por privatizações e abertura do mercado ao capital estrangeiro.

13.  Em que governo o Brasil adotou a moeda “real”? Quem foi o seu idealizador?
No governo de Itamar Franco; o seu idealizador foi o, então, ministro FHC.
14.  O governo de Fernando Henrique se caracterizou por uma política neoliberal. O que isso significa? (pesquise no livro as características do neoliberalismo e aponte no governo citado).
O neoliberalismo é uma doutrina econômica que retoma alguns princípios do liberalismo clássico, como a total liberdade de mercado, além da intervenção mínima do Estado na economia. No governo FHC, essa doutrina foi colocada em prática através da abertura ao capital estrangeiro e privatizações de empresas estatais, no intuito de diminuir os gastos públicos.

15.  Você viu que após o fim da URSS, o mundo passou a viver sob uma nova ordem (multipolar). A partir de suas características, pôde-se perceber o surgimento de uma sociedade globalizada. O que você entende por isso?
Globalização é o nome que se dá ao processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo. No entanto, com o impulso recebido pelo barateamento dos meios de transporte e de comunicação, ela também pode ser percebida nos campos político, social e cultural.

16.  Em que momento (mandato) você consegue perceber o Brasil adotando medidas que o inseririam no processo de globalização?
No início da década de 1990, o país passa a adotar idéias liberais, abrindo o seu mercado interno, criando maior liberdade para a entrada de mercadorias e de investimentos externos, derrubando assim algumas barreiras protecionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário