Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rua da cultura (7º ano, Executivo)



As plantas medicinais (ervas medicinais) já são bastante utilizadas à muitos anos pelos nossos avós, pelos índios, e ainda muito usada pelas pessoas que moram na roça até hoje em dia. Muitas dessas plantas tem alto poder de cura , porem todo cuidado é pouco na hora de usa-las o ideal é que sempre passe por uma consulta médica antes de se automedicar. Em quantidades exageradas na dosagem muitas vezes o efeito pode ser insatisfatório.
Muito antes dos nossos avós nascerem, o poder das plantas medicinais já era conhecido. O uso dos seus ativos é considerado a forma de medicina mais antiga da civilização humana. Os primeiros registros da sua utilização é do ano 2500 A.C. e o primeiro livro com fórmulas de fitoterapia foi escrito em 2800 A.C., por Nei Jing. As ervas medicinais tem tudo a ver com a nossa história (Brasil), pois, além de serem usados pelos povos nativos, elas foram a motivação dos europeus para se lançarem ao mar, no século XV, e chegar à América e ao Brasil. Na Baixa Idade Média, as especiarias (produtos orientais) eram muito cobiçadas e valorizadas pelos europeus por não existirem na Europa. Elas eram usadas como tempero para a comida, como conservantes de alimentos e também como medicamentos. No entanto, com a lei da oferta e da procura (quanto mais tem um produto no mercado, menor o seu valor), não eram todas as pessoas que tinham condições de comprá-las. E foi justamente na tentativa de encontrar um caminho marítimo para as Índias que os europeus se lançaram nas Grandes Navegações e terminaram chegando a um continente desconhecido (América). Então, até hoje nós temos o hábito de utilizar as ervas para manter ou melhorar a nossa saúde.
Mesmo com o sucesso da indústria farmacêutica no século XX, os benefícios das plantas não foram esquecidos. Muitos estudiosos, médicos, farmacêuticos e herbalistas continuaram a pesquisar a capacidade curativa das plantas. “Pelo menos 80% dos medicamentos industrializados derivam de princípios ativos encontrados em raízes, folhas, caules e flores. Além de propiciar a cura, as plantas têm o poder de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos”.
Com efeitos comprovados e base científica, as plantas medicinais deixaram de ser vistas com desconfiança por quem não conhecia de perto seus benefícios. Nem tudo o que tem na natureza pode ser considerado uma planta medicinal. Somente as que possuem características que contribuam para a cura de doenças e enfermidades ou que promovam a saúde são incluídas nesta categoria. “As ervas podem ajudar a prevenir doenças, pois fortalecem as defesas naturais que o corpo possui. Chás, cápsulas, ampolas, óleos essenciais, cremes e pomadas são algumas formas de fitoterápicos”.
Muitas plantas medicinais podem ser encontradas no quinta de casa – camomila, chá verde, boldo-do-chile, alecrim, arruda, capim-limão, carqueja, erva-cidreira, hortelã, losna, salsa, sálvia e câfora são facilmente cultivadas. “Cada erva pode ser indicada para um ou mais problemas de saúde. A camomila, por exemplo, é eficaz para fortalecer o sistema imunológico, combater gripes e resfriados, aliviar espamos musculares e é um relaxante e calmante natural. Os efeitos dependem do modo do preparo. Chá de camomila com açúcar atua como calmante, enquanto o chá puro possui outros fins”. Problemas de vesícula podem ser tratados com o uso da alcachofra, enquanto doenças de pele, asma e dificuldades de digestão tem melhora significativa com a alfazema. O alho é benéfico para quem luta contra o colesterol alto e, para distúrbios do sistema circulatório, o castanheiro-da-índia é o mais indicado. “Até mesmo os batimentos cardíacos melhoram com as plantas medicinais, neste caso o espinheiro-alvar. A erva reduz a irregularidade das batidas do órgão e aumenta o fluxo sanguíneo nas artérias. A adoção de um estilo de vida mais saudável potencializa os benefícios das plantas”.
Uma planta muito conhecida e utilizada pelo brasileiro é a babosa. O uso da babosa poderá lhe trazer um novo ânimo para viver a vida, reforçando todas as suas defesas imunológicas e dando novo vigor ao seu corpo. Contribui para a saúde e a higiene da sua boca. Tomar o gel diariamente assegura e permite a manutenção da saúde, fornecendo ao organismo de forma natural estes aminoácidos essenciais. O gel da babosa inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina. O corpo humano simplesmente não consegue armazenar algumas destas vitaminas. Por esse motivo, é necessária uma suplementação regular através da alimentação. A melhor forma de conseguir isso é beber uma dose diária do gel de aloe vera, construindo de forma natural um sistema de defesa do organismo contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. A babosa fornece um vasto leque de materiais para a construção e manutenção de uma pele saudável. A pele se renova a cada 21 a 28 dias. Utilizando os nutrientes do Aloe Vera, a pele poderá combater de uma forma eficaz os efeitos do envelhecimento precoce. Beber aloe vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo. A babosa estimula o funcionamento intestinal, tem um efeito maravilhoso na estimulação do funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal e alivia os incômodos associados ao funcionamento do intestino. As propriedades anti-inflamatórias atuam reduzindo a inflamação sem potencializar efeitos secundários. Pode ser utilizada em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite ou picadas de inseto. Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele em caso de queimaduras.

O noni também está sendo muito usado e tem saído reportagens a respeito. Parecida com a fruta do conde e a graviola, ela é rica em vitamina C e auxilia no tratamento do combate a asma. É preciso ter atenção ao consumo da noni, seu uso prolongado pode causar toxidade hepática. A melhor maneira para o consumo é a fruta fresca, pois seus nutrientes permanecerão intactos.  O ácido ascórbico presente na noni é fonte de vitamina C, ótima para o tratamento de inflamações da pele. Além disso, estimula a produção de colágeno, retardando envelhecimento precoce. Ela também protege contra bactérias e doenças infecciosas, principalmente gripes e resfriados. A noni tem propriedades nutricionais jamais vistas em outra fruta. É uma boa fonte de proteínas e fibras dietéticas e rica em vitaminas C, A, ferro e potássio. Além de conter muitos alcaloides, que ajudam o corpo a regenerar células danificadas e a aumentar as defesas do organismo de forma natural, possui também uma substância chamada escopoletina, cuja principal propriedade é auxiliar no controle da pressão arterial. Por fim, é conhecida por ajudar no controle da circulação e da temperatura corporal, sendo usada para tratar a febre em países como China, Japão e Taiti. A fruta possui alto teor de acubina e asperulósido, considerados antibióticos naturais. Além disso, é rica em betacaroteno, que tem ação antioxidante e, segundo estudos, está associada à redução das taxas de problemas respiratórios como a asma. Suas propriedades auxiliam no tratamento de muitas doenças, como certos tipos de cânceres, hipertensão, problemas respiratórios e de estômago. Porém há controvérsias, pois alguns artigos científicos comprovam que seu uso prolongado causa uma toxicidade hepática. Também restringem a noni em casos de pacientes que fazem quimioterapia ou radioterapia. Logo, sua ingestão e quantidade a ser consumida devem ser indicadas pelo médico ou nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário