Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Resolução da atividade sobre A Europa no século XIX (8º ano, Executivo)




Responda:

1.  Em princípios do século XIX, na Europa, as forças conservadoras reagem. Como isso ocorre?
Com o Congresso de Viena, o absolutismo é restaurado em parte do território europeu. A aristocracia concentra o poder em suas mãos, e o voto censitário restringe a participação política aos mais abastados.

2. Entre 1816 e 1832, aproximadamente, explodiram revoltas liberais por toda a Europa. Por que e o que resultou disso?
Ocorreram devido à volta do absolutismo e à interferência do Estado na vida do cidadão. Foram lutas contra governos autoritários. A queda definitiva do absolutismo e a consolidação do liberalismo.

3. Por que o governo de Luís Felipe de Orleans desagradou os franceses? Que franceses são estes?
Com Luís Felipe no poder, ficou assegurada a hegemonia burguesa na condução dos negócios do Estado. Mesmo assim, as condições sociais degradantes em meio à crescente industrialização e urbanização motivaram os trabalhadores urbanos a se insurgir inúmeras vezes. Também os camponeses, afetados pela crise agrícola, fomentavam a revolução contra a ordem vigente. Assim, as idéias socialistas passaram a ser discutidas por pessoas que não tinham participação política e queriam mudar este quadro.

4   O que foi a Primavera dos Povos?
Uma série de levantes ou movimentos revolucionários de cunho liberal e nacionalista que ocorreram pela Europa (Ocidental) durante o ano de 1848 tendo como ponto de partida a França. A partir dela, ocorreriam mudanças nas fronteiras e a desestruturação do absolutismo. Burguesia e proletariado se posicionaram em lados opostos, o que marcariam profundamente os embates futuros.

5   Com a vitória de Luís Bonaparte, que grupo social ficou representado no poder?
A burguesia e os setores mais conservadores da sociedade francesa.

6   Relacione a guerra franco-prussiana com a implantação da Terceira República.
Com a derrota francesa na guerra franco-prussiana, Napoleão III foi deposto e um novo governo republicano assumiu o poder na França.

       7. O que foi a Comuna de Paris?
Foi o governo revolucionário estabelecido de 18 de março a 27 de maio de 1871 no município (commune, em francês) de Paris. Esse governo é considerado o primeiro exemplo de Estado socialista. A revolução ocorreu após a humilhante derrota do exército francês pelo exército prussiano, quando a Assembleia Nacional decidiu tomar os canhões da Guarda Nacional. As tropas enviadas para confiscar os canhões se recusaram a cumprir a ordem e fuzilaram vários generais. Noventa pessoas foram eleitas para formar o governo da Comuna de Paris, integrado por diferentes correntes ideológicas. Os revolucionários conseguiram defender a cidade até 21 de maio, quando as tropas governamentais a invadiram e fuzilaram milhares de pessoas.

      8. Você percebe alguma semelhança e diferença entre o que aconteceu na França, em 1789, e o que ocorreu na França em 1871?
A Revolução de 1789 e a Comuna exaltaram ideais como liberdade e igualdade. Mas, enquanto a Revolução Francesa expressava principalmente os anseios liberais da burguesia, a Comuna de Paris, em 1871 pode ser considerada como a primeira experiência de formação de um governo popular, constituído por operários e pela pequena burguesia.

    9. Qual o resultado deste processo de agitações na França? Que ideais ou interesses saíram vencedores?
O proletariado não tomou o poder. O socialismo perdeu para o liberalismo. De qualquer forma, desenhavam-se o conflito que dominou o cenário social nos 150 anos seguintes: a luta entre burgueses e proletários e a expansão do capitalismo.

   10. Por que esse período é conhecido como a era das revoluções? Cite exemplos de acontecimentos ocorridos no período que reforcem esta ideia.
Porque neste período ocorreram movimentos de contestação das monarquias do continente. Elas ocorreram em grandes cidades europeias, como Paris, Berlim e Viena. Suas principais reivindicações estavam relacionadas à ampliação do conceito de cidadania pelo estabelecimento do sufrágio universal masculino. Na França, a revolução de 1848 teve caráter republicano; na Alemanha, ela resultou na proclamação da unificação dos estados germânicos sob a forma de império. De forma geral, esses movimentos nacionalistas associavam princípios liberais à concepção de nação.

Um comentário: