1.
A
expressão “Revolução Industrial” indica um conjunto de transformações iniciadas
com o aparecimento das primeiras indústrias na Inglaterra do século XVIII. O
que justifica o uso do termo “revolução”?
O uso do termo revolução para
descrever o processo que levou à formação da grande indústria, primeiro na
Inglaterra do século XVIII e mais tarde em outros países, justifica-se pelo
fato de esse fenômeno implicar uma transformação radical das sociedades
européias. O termo passou também a ser usado para descrever as mudanças
econômicas e sociais ocorridas com o surgimento das indústrias.
2.
Os
cercamentos contribuíram para a Revolução Industrial? Justifique.
Os cercamentos criaram abundância
de matéria-prima (lã) e de mão de obra (os camponeses expulsos da terra), duas
das condições favoráveis à Revolução Industrial.
3.
Como
o surgimento da fábrica mudou a maneira de ver e usar o tempo? Justifique.
Com o surgimento das fábricas e
do assalariamento passou a haver a necessidade de controlar o tempo. O
trabalhador, por exemplo, precisava saber a hora de levantar; ao patrão
interessava quanto tempo os trabalhadores levariam para fabricar determinado
produto.
4.
Quais
são as semelhanças e diferenças entre o trabalho artesanal e o trabalho
manufatureiro?
Tanto o trabalho artesanal quanto
o manufatureiro dependem da energia humana para a produção. O que diferencia um
do outro é o grau de divisão de trabalho: enquanto no artesanato, o trabalhador
é o proprietário dos instrumentos, além de ter controle sobre seu tempo de
trabalho fazendo todas as etapas da produção de uma mercadoria, na manufatura
cada empregado realiza apenas uma etapa do trabalho. A especialização resulta
em maior eficiência e velocidade na produção.
5.
Compare
e aponte o que diferenciava o trabalho manufatureiro daquele relacionado à
manufatura.
A principal diferença é que no
trabalho manufatureiro a produção depende da energia humana, que movimenta
máquinas, e na maquinofatura as máquinas são movidas por energia produzida com
a queima do carvão ou de outra fonte de energia. Isso aumenta muito o ritmo da
produção de mercadorias e os lucros.
6.
Cada
um dos itens abaixo foi importante para que a Revolução Industrial acontecesse
na Inglaterra. Explique-os.
a)
Monarquia
parlamentarista
Foi uma dos resultados da
Revolução Inglesa do século XVII. Desde então, o rei passou a ser o soberano,
mas não em o poder de criar leis ou de gerir o Estado. Essa atribuição, assim
como outras funções da Coroa, foi transferida para o Parlamento. Esse regime de
governo permitiu à burguesia comercial alterar a Constituição do reino,
abolindo leis feudais e monopólios, o que favoreceu a expansão das indústrias
inglesas.
b)
Matérias-primas
e fontes de energia
As matérias-primas que foram
essenciais para a industrialização inglesa foram a lã e o algodão. A primeira
era obtida na própria Inglaterra, enquanto a segunda era comprada a preços
baixos dos Estados Unidos e na Índia. A Revolução Industrial não seria possível
sem a abundância dessas matérias-primas. O carvão mineral se tornou a principal
fonte de energia a partir do aprimoramento da máquina a vapor.
c)
Mão
de obra abundante
O processo de cercamentos e a
modernização da agricultura inglesa geraram uma grande migração de camponeses
para as áreas urbanas. A concentração de trabalhadores nas cidades garantiu a
força de trabalho, abundante e barata necessária para as recém-criadas
fábricas.
d)
Exploração
colonial
O algodão era uma das principais
matérias-primas utilizadas nas indústrias da Revolução Industrial. Ele era
comprado a preços baixos dos domínios coloniais ingleses, como a América, até
1776, e a Índia.
7.
O que
a Revolução Industrial representou para os trabalhadores?
Houve uma queda geral nas
condições de vida. Os salários eram baixos, artesãos e homens adultos ficavam
desempregados porque muitos empresários preferiam contratar mulheres e
crianças. A disciplina era muito rigorosa, as jornadas mais longas, os
operários estavam sujeitos a acidentes de trabalho, demissões e problemas de
saúde nas fábricas insalubres.
8.
Como
os operários reagiram a essa situação?
Organizando sociedades de auxílio
em caso de doença, desemprego e morte ou reagindo com violência, destruindo
máquinas e instalações.
9.
Faça
uma comparação entre os seguintes movimentos da classe trabalhadora inglesa:
ludismo, cartismo.
Ambos foram marcados pelo
confronto envolvendo os trabalhadores de um lado e, de outro, o aparelho
repressor do Estado e o empresariado. Enquanto o ludismo pretendia a destruição
das máquinas, o cartismo pretendia melhorar a situação dos trabalhadores no
ambiente das fábricas, agregando trabalhadores das mais variadas categorias com
reivindicações políticas para garantir a melhoria da situação econômica.
10.
Segundo
os anarquistas e os comunistas, o que era necessário para melhorar as condições
de trabalho dos operários no século XIX?
Segundo os anarquistas e os
comunistas, apenas uma transformação radical da sociedade européia poderia
melhorar as condições de trabalho e de vida dos operários. Anarquistas e
comunistas defendiam o fim da propriedade privada dos meios de produção e da
exploração do trabalho assalariado como a única forma de solucionar os
problemas dos operários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário