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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Resolução da atividade Revolução Industrial (8º ano, Executivo)





1.       A expressão “Revolução Industrial” indica um conjunto de transformações iniciadas com o aparecimento das primeiras indústrias na Inglaterra do século XVIII. O que justifica o uso do termo “revolução”?
O uso do termo revolução para descrever o processo que levou à formação da grande indústria, primeiro na Inglaterra do século XVIII e mais tarde em outros países, justifica-se pelo fato de esse fenômeno implicar uma transformação radical das sociedades européias. O termo passou também a ser usado para descrever as mudanças econômicas e sociais ocorridas com o surgimento das indústrias.

2.       Os cercamentos contribuíram para a Revolução Industrial? Justifique.
Os cercamentos criaram abundância de matéria-prima (lã) e de mão de obra (os camponeses expulsos da terra), duas das condições favoráveis à Revolução Industrial.

3.       Como o surgimento da fábrica mudou a maneira de ver e usar o tempo? Justifique.
Com o surgimento das fábricas e do assalariamento passou a haver a necessidade de controlar o tempo. O trabalhador, por exemplo, precisava saber a hora de levantar; ao patrão interessava quanto tempo os trabalhadores levariam para fabricar determinado produto.

4.       Quais são as semelhanças e diferenças entre o trabalho artesanal e o trabalho manufatureiro?
Tanto o trabalho artesanal quanto o manufatureiro dependem da energia humana para a produção. O que diferencia um do outro é o grau de divisão de trabalho: enquanto no artesanato, o trabalhador é o proprietário dos instrumentos, além de ter controle sobre seu tempo de trabalho fazendo todas as etapas da produção de uma mercadoria, na manufatura cada empregado realiza apenas uma etapa do trabalho. A especialização resulta em maior eficiência e velocidade na produção.

5.       Compare e aponte o que diferenciava o trabalho manufatureiro daquele relacionado à manufatura.
A principal diferença é que no trabalho manufatureiro a produção depende da energia humana, que movimenta máquinas, e na maquinofatura as máquinas são movidas por energia produzida com a queima do carvão ou de outra fonte de energia. Isso aumenta muito o ritmo da produção de mercadorias e os lucros.

6.       Cada um dos itens abaixo foi importante para que a Revolução Industrial acontecesse na Inglaterra. Explique-os.

a)      Monarquia parlamentarista
Foi uma dos resultados da Revolução Inglesa do século XVII. Desde então, o rei passou a ser o soberano, mas não em o poder de criar leis ou de gerir o Estado. Essa atribuição, assim como outras funções da Coroa, foi transferida para o Parlamento. Esse regime de governo permitiu à burguesia comercial alterar a Constituição do reino, abolindo leis feudais e monopólios, o que favoreceu a expansão das indústrias inglesas.
b)      Matérias-primas e fontes de energia
As matérias-primas que foram essenciais para a industrialização inglesa foram a lã e o algodão. A primeira era obtida na própria Inglaterra, enquanto a segunda era comprada a preços baixos dos Estados Unidos e na Índia. A Revolução Industrial não seria possível sem a abundância dessas matérias-primas. O carvão mineral se tornou a principal fonte de energia a partir do aprimoramento da máquina a vapor.
c)       Mão de obra abundante
O processo de cercamentos e a modernização da agricultura inglesa geraram uma grande migração de camponeses para as áreas urbanas. A concentração de trabalhadores nas cidades garantiu a força de trabalho, abundante e barata necessária para as recém-criadas fábricas.
d)      Exploração colonial
O algodão era uma das principais matérias-primas utilizadas nas indústrias da Revolução Industrial. Ele era comprado a preços baixos dos domínios coloniais ingleses, como a América, até 1776, e a Índia.

7.       O que a Revolução Industrial representou para os trabalhadores?
Houve uma queda geral nas condições de vida. Os salários eram baixos, artesãos e homens adultos ficavam desempregados porque muitos empresários preferiam contratar mulheres e crianças. A disciplina era muito rigorosa, as jornadas mais longas, os operários estavam sujeitos a acidentes de trabalho, demissões e problemas de saúde nas fábricas insalubres.

8.       Como os operários reagiram a essa situação?
Organizando sociedades de auxílio em caso de doença, desemprego e morte ou reagindo com violência, destruindo máquinas e instalações.

9.       Faça uma comparação entre os seguintes movimentos da classe trabalhadora inglesa: ludismo, cartismo.
Ambos foram marcados pelo confronto envolvendo os trabalhadores de um lado e, de outro, o aparelho repressor do Estado e o empresariado. Enquanto o ludismo pretendia a destruição das máquinas, o cartismo pretendia melhorar a situação dos trabalhadores no ambiente das fábricas, agregando trabalhadores das mais variadas categorias com reivindicações políticas para garantir a melhoria da situação econômica.

10.   Segundo os anarquistas e os comunistas, o que era necessário para melhorar as condições de trabalho dos operários no século XIX?
Segundo os anarquistas e os comunistas, apenas uma transformação radical da sociedade européia poderia melhorar as condições de trabalho e de vida dos operários. Anarquistas e comunistas defendiam o fim da propriedade privada dos meios de produção e da exploração do trabalho assalariado como a única forma de solucionar os problemas dos operários.

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