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terça-feira, 16 de abril de 2013

Atividade de revisão (7ºs anos, Executivo)



1.       Explique quais transformações ocorreram na Europa, a partir do século X, que levaram à crise do sistema feudal.

No final da Alta Idade Média, a Europa começou a viver sob um clima de tranquilidade, haja vista que as invasões bárbaras, que levaram tanta instabilidade ao continente, haviam chegado ao fim. Houve, no século XI, um aumento demográfico e, consequentemente, os problemas também cresceram. A saída encontrada foram as Cruzadas, que ajudaram no processo de desintegração do sistema feudal europeu. Elas tiveram contato com diversos povos que habitavam o Oriente, influenciando muito o homem europeu ocidental. O comércio de mercadorias começou a ser realizado, levado a estrutura agrária feudal a um colapso nos séculos seguintes. Contribuiu para essa crise o surgimento da burguesia.

2.       Com o aumento demográfico ocorrido na Europa, no século XI, surgiu um dilema: como alimentar todas as pessoas? A saída encontrada foi inovar os meios de produção agrícola e uma nova maneira de inovar o solo sem deixá-lo empobrecido. Assim, utilizou-se o sistema de rotação de culturas; explique como esse sistema funcionava.

Uma parte do território cultivado ficava em repouso, ou descanso, e, na outra parte, eram cultivados produtos distintos. O sistema funcionava da seguinte maneira: os servos dividiam a terra em três partes. Em duas delas, plantavam dois tipos de alimento e, na terceira, nada plantavam. Essa inovação técnica permitiu haver um rodízio de plantações nos terrenos, possibilitando ao solo mais fertilização e, consequentemente, maior produção de alimentos.

3.       O que foram as Cruzadas?

Foram expedições militares e religiosas organizadas pela Igreja, entre os séculos XI e XIII, com o objetivo de recuperar a Terra Santa, que havia caído nas mãos dos muçulmanos.

4.       As Cruzadas tinham apenas um apelo religioso?

Não. A promessa de perdão dos pecados, aliada à chance de pilhar tesouros lendários era bem atraente. Velhos, mulheres e crianças resolveram se lançar na aventura.

5.       O que motivou a organização das Cruzadas?

Havia o desejo de recuperar a Terra Santa, mas as Cruzadas também ajudariam a aliviar as tensões sociais existentes na Europa (escoamento de população). Além disso, a Igreja também via nelas uma forma de recompor a unidade perdida com o Cisma do Oriente.

6.       O que foi o Cisma do Oriente?

O Cisma do Oriente foi a divisão ocorrida dentro da Igreja. Foi motivado pelo distanciamento entre as Igrejas cristãs do Ocidente e do Oriente. Dela surgiu a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa.



7.       As Cruzadas alcançaram o seu principal objetivo? Qual foi a herança das Cruzadas para o Ocidente?

Não. A Terra Santa não foi recuperada, mas a Europa, apesar de não ter alcançado seus objetivos, saiu fortalecida. As Cruzadas reforçaram a autoridade dos reis, abrindo caminho para a criação dos Estados Nacionais. Elas também impulsionaram o comércio com o Oriente, enriquecendo as cidades italianas, viabilizando o renascimento comercial e o ressurgimento de cidades na Europa Ocidental.

8.       As Cruzadas viabilizaram o contato com o Oriente e seus produtos, conhecidos como especiarias. Cite exemplos desses produtos e explique como a lei da oferta e da procura influenciou sua comercialização.

Exemplos de especiarias: cravo, canela, pimenta, gengibre, sal, açúcar, seda, ouro, prata, marfim, noz-moscada. Segundo a lei da oferta e da procura, quanto mais produtos no mercado, menor o valor do produto. Como na Europa esses produtos eram praticamente inexistentes, fortunas eram criadas com a venda dessas especiarias.

9.       Quem eram os burgueses?

Os burgueses foi um grupo social surgido com o renascimento comercial que se dedicava ao comércio e à produção artesanal.

10.   Por que os burgueses, em sua origem, estavam à margem da sociedade feudal?

Porque não pertenciam a nenhum grupo social típico do feudalismo: não eram nobres ou clérigos, nem servos; dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal.

11.   A burguesia passou a apoiar os reis a recuperar o poder perdido durante o Feudalismo. Como se deu a união entre a burguesia e os reis? Com que objetivo?

Os reis, ávidos pela centralização do poder monárquico, receberam apoio financeiro da burguesia e, equipados com grandes exércitos, empreenderam guerras contra os senhores feudais enfraquecidos devido aos custos das Cruzadas.

12.   Os interesses burgueses e dos senhores feudais eram, muitas vezes, conflitantes. Quais eram as reivindicações da burguesia?

A burguesia queria maior autonomia comercial, mas o sistema feudal impedia. A descentralização do poder associada aos inúmeros impostos cobrados, às diferentes moedas, à falta de uma padronização do sistema de pesos e medidas, barrava o pleno desenvolvimento do comércio.

13.   A Peste Negra causou terror na Europa no século XIV. A origem da peste ainda é muito discutida no meio acadêmico. Quais foram os motivos que levaram a peste negra à Europa e qual é a versão mais aceita da origem dessa epidemia?

O êxodo rural fez com que as cidades medievais crescessem num ritmo frenético. Naquela época, não havia preocupação com o saneamento básico, o que propiciava o alastramento de doenças. Alguns pesquisadores acreditam que a peste negra veio do Oriente, e percorreu, através das caravanas e dos exércitos, as rotas que levaram a doença.

14.   De que forma a peste negra ajudou no processo que levou o sistema feudal a entrar em crise?

A peste negra contribuiu para que os laços de suserania e vassalagem fossem quebrados, assim como os laços entre senhores feudais e servos. E, por incrível que pareça, com o final da peste negra, a sociedade européia vivia uma situação interessante: se, por um lado, havia a sensação de que a morte ainda rondava a Europa, por outro lado, a sociedade feudal ficou desconfigurada, muitos servos passaram a ter autonomia e mais alimentos, e a qualidade de vida melhorou.

15.   Explique quais foram os motivos que levaram à formação dos Estados Nacionais na Europa.

Os nobres, após a peste, buscaram recuperar o poder perdido empreendendo várias lutas contra os camponeses, restabelecendo a antiga estrutura feudal. Os reis, percebendo que a estrutura política do feudo estava rompida, procuraram restabelecer o seu poder centralizador. No século XV, as coisas começaram a voltar ao normal. A união entre a burguesia e o rei levou à formação dos Estados Nacionais.

16.   A religião cristã se expandiu e atraiu muitos adeptos, tornando-se, na Alta Idade Média, hegemônica. Explique como a Igreja se tornou a instituição mais poderosa da Europa.

A Igreja dominava a mente dos homens na Idade Média, controlava o ensino e tinha o domínio sobre as obras escritas, que, na maior parte, eram em grego, latim ou hebraico. As poucas escolas que existiam pertenciam às paróquias, e seus professores eram membros da Igreja, que difundiam, através do ensino, uma visão de mundo teocêntrica. A Igreja também se tornou a maior proprietária de terras da Europa.

17.   Diferencie a filosofia da Alta e da Baixa Idade Média.

A filosofia medieval estava intimamente ligada à teologia. No princípio da Idade Média, Santo Agostinho elaborou um sistema de pensamento que foi dominante entre os séculos V e X. Nesse período, a mentalidade teocêntrica foi dominante; havia uma visão pessimista através da idéia da predestinação. Essa crença deixa o homem à mercê de forças divinas, o seu destino já está traçado e não pode ser mudado. Na Baixa Idade Média, devido ao renascimento comercial e ao ressurgimento das cidades, do século XI ao XIII, as pessoas se tornaram mais otimistas. Os pensadores do período tomaram contato com a obra de Aristóteles. Os filósofos desse período procuraram conciliar fé e razão. Isso se refletiu na idéia do livre-arbítrio, um dos eixos da filosofia escolástica. O livre-arbítrio dá ao homem a sensação de que ele pode guiar sua vida e seu destino segundo a sua vontade ou razão.

18.   Explique a importância da escolástica para o pensamento ocidental.

Os filósofos escolásticos acrescentaram procuravam conciliar fé e razão. Isso se refletiu na idéia do livre-arbítrio, um dos eixos da filosofia escolástica.

19.   Ainda sobre a Igreja Católica durante a Alta Idade Média, indique como ela interferia nos seguintes campos: político, militar, civil e econômico.

No plano político, a Igreja nomeava reis e senhores feudais; no militar, regulava guerras entre os senhores feudais, determinando a Paz de Deus e a Trégua de Deus; no plano civil, era responsável pela realização de batismos, casamentos e extrema-unção; e no plano econômico, condenava a prática da usura, determinando a cobrança do justo preço.

20.   Para estabelecer o total controle sobre o modo de pensar e agir da sociedade medieval, a Igreja instituiu a Santa Inquisição, responsável pela morte de inúmeras pessoas que contrariavam seus dogmas. Fale sobre isso.

A Inquisição foi uma instituição criada pela Igreja e tinha o poder de combater as heresias (interpretações rejeitadas como falsas que, segundo os membros do clero, afetavam a legitimidade do poder da Igreja). Ela se instalou em vários países europeus. Os tribunais da Inquisição tinham a missão de descobrir e julgar os hereges (pessoas que discordavam dos ensinamentos católicos e contestavam o poder da Igreja e do Papa) e de punir aqueles que não obedecessem o que a Igreja determinava. A Inquisição se revelou uma reação da Igreja Católica às heresias, que começaram a circular na Europa, principalmente a partir do século XIII, fazendo com que a Igreja perdesse sua hegemonia.

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