Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Independência dos Estados Unidos (8ºs anos, Executivo)


Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.


Colonização dos Estados Unidos


Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:


- Colônias do Norte : região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características : mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.


- Colônias do Sul : colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.


Guerra dos Sete Anos


Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.


Metrópole aumenta taxas e impostos


A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Açúcar, a  Lei do Selo  e a Lei da Moeda, Lei do Açúcar.

Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. O Parlamento reafirmou sua prerrogativa de legislar sobre todos os assuntos das colônias, incluindo as taxações. Os colonos, por sua vez, argumentaram que jamais haviam pago impostos além daqueles decretados pelas autoridades locais ou das taxas ligadas ao comércio. Lembraram ainda que eram cidadãos ingleses, mas não estavam representados no Parlamento - e um dos principais princípios da lei inglesa era o de que não haveria tributação sem que os representantes dos cidadãos houvessem votado os impostos. Surgiu, desse modo, a palavra de ordem que serviria para chamar o povo à causa dos patriotas contra a metrópole: "Nenhuma taxação sem representação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário