Powered By Blogger

sábado, 9 de março de 2013

Resolução da atividade II (Revolução Inglesa) - 8ºs anos, Executivo



1.  A respeito dos acontecimentos relativos à Guerra Civil, responda: De que forma o julgamento de Carlos I lançou base para novas idéias políticas, e que mudança esse fato causou no modelo de governo inglês? (Questão 5, b), p. 25 do livro didático).
      Com a sentença de decapitação imposta a Carlos I pela Câmara dos Comuns, a sociedade rompia com a idéia de origem divina do rei e de sua incontestável autoridade. A Inglaterra se tornou uma República, e Cromwell, líder do exército do Parlamento, passou a ser o líder do governo.

2.      Caracterize resumidamente o período republicano.
     Ampliou a participação política da burguesia; foi forte e repressor; confiscou terras da nobreza feudal e da igreja anglicana; não promoveu mudanças sociais; criou os Atos de navegação, que promoveu um surto de crescimento na marinha inglesa; concentrou poderes tão absolutos quanto os de um rei; o poder passou a ser hereditário.
  
3.      Por que a população ficou insatisfeita com o governo de Cromwell?
    Apesar de terem lutado ao lado dos burgueses para derrubar o absolutismo, não tiveram suas reivindicações atendidas. Permaneciam sem representantes no Parlamento e tinham uma vida de miséria.

4.  O governo de Cromwell foi marcado pelo autoritarismo e repressão, o que lhe deu um caráter ditatorial. Cite uma passagem do livro que confirme isso.
   Durante o seu governo, surgiram dois grupos (niveladores e escavadores) que buscavam representação no Parlamento, bem como terras que pertenciam à Igreja Anglicana (que haviam sido confiscadas pelo governo), respectivamente. A reação de Cromwell a esses grupos foi severa: prendeu todos os líderes e mandou executá-los.

5.  Tendo em vista atingir os comerciantes de uma grande potência econômica da época, o Parlamento inglês estabeleceu, em 1651, os Atos de Navegação.
  
      a)    Identifique qual potência a Inglaterra visava atingir:Holanda
b)      O que significava e quais as suas consequências?
     Os Atos de Navegação definiam que o transporte de mercadorias com a Inglaterra só poderiam ser feitos com embarcações inglesas ou de países que tinham relações com ela. Teve, como resultado, o enfraquecimento do comércio holandês, quebrando a hegemonia de sua frota marítima, e o crescimento da Inglaterra como uma potência marítima comercial.


6.      Por que, após o governo de Cromwell a Inglaterra voltou a ter uma monarquia?
     Após a morte de Cromwell, houve muita agitação, por causa do medo de que surgisse um novo governo ditatorial. Essa apreensão era partilhada por todos das classes mais ricas, que viam, na figura do rei, uma opção para conter a população.

7.      O que levou o Parlamento a convidar Guilherme de Orange a assumir o trono inglês?
      Diante das pretensões de implantar um absolutismo na Inglaterra por parte do rei Jaime II (além do fato dele ter amizade com o rei Luís XIV, da França; e de ter tido um filho), o Parlamento resolveu convidar Guilherme de Orange para assumir o trono inglês (sob a condição de ser sempre subordinado ao Parlamento).


8.      Explique por que esse movimento foi chamado de Revolução Gloriosa.
      Foi assim chamado por que o rei Guilherme de Orange assumiu o trono, sem que houvesse derramamento de uma gota sangue.

9.   A REVOLUÇÃO GLORIOSA, ocorrida na Inglaterra entre 1688 e 1689, interrompeu o reinado de Jaime II e colocou no trono inglês um príncipe de Holanda, Guilherme de Orange. Entre os fatores que levaram à revolução estão as lutas entre o poder real e o Parlamento, a necessidade de superação do absolutismo e lutas religiosas. Aponte os principais reflexos da Revoluçao Gloriosa em termos de transformação política da Inglaterra.
      A Revolução Gloriosa instituiu a Monarquia Parlamentarista na Inglaterra, reduzindo o poder real com a Petição de Direitos (Bill of Rights).

10.  De que maneira a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra a maior potência econômica da época?
    Participando do governo, a burguesia eliminou as restrições econômicas mercantilistas e introduziu o liberalismo econômico.

3 comentários: