Powered By Blogger

sábado, 9 de março de 2013

Resolução da atividade I (Revolução Inglesa) - 8ºs anos, Executivo

1. A Revolução Inglesa é considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa. Com base no que você viu e observando os elementos que se enfrentaram durante essa Guerra Civil ocorrida na Inglaterra, explique o motivo deste evento ser assim considerado.
Enquanto em outros países, vivia-se um governo absolutista e de sociedade com moldes feudais, a Inglaterra tinha uma nobreza com caráter burguês. Assim, a Revolução Inglesa foi um conflito que surgiu como uma reação às limitações que o absolutista (e o mercantilismo) impunha a esta classe desejosa de maior liberdade para as suas atividades comerciais. 

2. Pesquise sobre o Anglicanismo e o Puritanismo (Calvinismo, na Inglaterra) e diga de que forma a opção religiosa se relaciona com a luta política durante a Revolução Inglesa. 
Na Inglaterra, política e religião se entrelaçavam, na medida em que o Anglicanismo representava uma religião que tinha como chefe o próprio rei. Já o Puritanismo, com suas idéias de prosperidade material relacionadas a bençãos divinas, tinha na classe burguesa um grande número de simpatizantes (e o Parlamento inglês era composto, em sua maioria, por puritanos). Então, seguir uma destas religiões era também adotar um posicionamento político-econômico.

3. Pesquise o significado de Guerra Civil. A seguir, responda: quais foram às causas da guerra civil inglesa, em 1642? 
A Guerra Civil é aquela que envolve a população civil (e não apenas os militares) de um país num conflito armado, em geral, opondo pelo menos duas facções (grupos, partidos, etnias, etc.) que lutam pelo poder.
Na Guerra Civil inglesa, o rei Carlos I tentou impor o Anglicanismo aos calvinistas (puritanos), que não aceitaram. O rei também dissolveu o Parlamento e restaurou antigos impostos. Sob a liderança dos puritanos, grande parte da burguesia passou a defender reformas no Estado e na economia que os favorecessem, entrando em conflito com a nobreza e o rei.

4. Elabore um quadro organizando os grupos sociais que estavam ao lado do rei e os que estavam do lado do Parlamento, bem como a opção política de cada um deles. 

Grupo social: nobreza tradicional, burguesia (que se beneficiava da política do rei) - faziam parte das forças aliadas ao rei; nobreza aburguesada (gentry) e burguesia, yeomen (pequenos e médios proprietários rurais), camponeses e artesãos - forças aliadas ao Parlamento.
Opção política: monarquia abosolutista - forças aliadas ao rei; maiores poderes para o Parlamento - forças aliadas ao Parlamento.
Opção religiosa: anglicanismo e catolicismo - forças aliadas ao rei; puritanismo - forças aliadas ao Parlamento.
Exército: cavaleiros - forças aliadas ao rei; cabeças-redondas - forças aliadas ao Parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário