Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Resolução do Estudo dirigido: A época medieval na Europa

Procure no dicionário o significado das seguintes palavras: fragmentado, ruralização, subsistência, servidão, imobilidade. A seguir, prepare um texto, no qual explique as características do sistema feudal. Para isso, utilize as seguintes palavras-chave: fragmentação do poder, ruralização da economia, terra como medida de riqueza, economia de subsistência, feudo, senhores feudais, relações servis, imobilidade social (não precisam estar nesta ordem).
Resposta pessoal.

Que elementos das tradições romanas e germânicas contribuíram na formação da sociedade feudal?
O colonato, de origem romana, consistia na obrigação dos trabalhadores rurais em entregar parte de sua produção e de trabalhar alguns dias da semana nas terras do seu senhor. Ele deu origem ao servilismo (dependência).
O juramento de fidelidade que os nobres feudais prestavam entre si, conhecido como suserania e vassalagem, originou-se da tradição germânica, o comitatus.

Politicamente, o feudalismo se caracteriza pelo poder descentralizado, mas de que maneira os senhores feudais passaram a concentrar tantos poderes em suas mãos?
Ainda no reinado de Carlos Magno, o império foi dividido em condados, ducados e marcas para que o mesmo pudesse ser melhor administrado. Após a sua morte, o império foi dividido entre seus filhos e houve um enfraquecimento do poder dos reis e um fortalecimento do poder dos nobres. No século X, com uma nova onda de invasões, o poder dos reis ficou ainda mais fraco. Conforme os senhores feudais aumentavam o tamanho de suas propriedades e reuniam maior número de servos a seu serviço, foram ficando cada vez mais poderosos. Assim, foram adquirindo maior independência para administrar e cuidar de seus feudos.

Explique as relações de suserania e vassalagem que existiam entre os senhores feudais.
Elas eram laços estabelecidos entre os nobres. O vassalo era um nobre que se vinculava a outro mais poderoso, esperando receber proteção e terras. O suserano, o doador, contava com a fidelidade e a prestação de algumas obrigações por parte de seu vassalo, principalmente ajuda militar em tempo de guerra.

O que significa dizer que a economia feudal era auto-suficiente?
Significa que praticamente tudo o que era produzido era destinado apenas ao consumo do feudo. Eles produziam o suficiente para a sua subsistência.

Dizemos que a sociedade feudal era estamental. O que isso significa?
Significa que a posição do indivíduo era definida pelo nascimento.

O servo não pode ser considerado um escravo. Por quê?
O servo não podia ser vendido, pois estava ligado à terra e, por isso, não podia também ser expulso do feudo. Além disso, não era uma propriedade do senhor feudal, não podia ser castigado fisicamente.

Os servos pagavam aos senhores vários tributos como forma de remunerar a proteção que recebiam e a terra em que viviam. Cite e explique os principais tributos pagos por eles.
Talha: obrigação de entregar metade de sua produção ao seu senhor.
Corveia: obrigação de trabalhar no cultivo das terras de uso exclusivo do senhor. Era feito, geralmente, durante 3 dias por semana.
Banalidades: imposto pago para utilizar equipamentos, como fornos e moinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário