Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Iluminismo (O despotismo esclarecido) - 8º ano, Executivo

O despostismo esclarecido foi uma forma de governo adotada por alguns monarcas europeus durante o século XVIII, que se caracterizava pela mistura de práticas absolutistas e idéias iluministas.
Estes monarcas promoveram reformas nos campos político, econômico, social e religioso. Entre essas reformas, estavam o combate à corrupção e aos privilégios da nobreza e do clero, a melhor administração dos tributos, a abolição da servidão e o incentivo à agricultura, à indústria e ao comércio.

Os principais déspotas esclarecidos foram:

Frederico II: foi o principal déspota esclarecido prussiano onde reformou o sistema penal, aboliu as torturas praticadas por seu pai, fundou escolas promovendo a educação, incentivou a produção cultural comercial e manufatureira, decretou a tolerância religiosa.

Catarina II: estrangeira da Prússia assumiu a Rússia e construiu escolas, hospitais, reformou e modernizou cidades, racionalizou a administração pública e limitou a ação da igreja.

José II: imperador da Germânia aboliu a servidão e a tortura, secularizou seus bens, fundou escolas, hospitais e asilos, concedeu liberdade de culto a toda crença religiosa, criou impostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações, tornou a língua alemã como obrigatória.

Marquês de Pombal: conde português que iniciou reformas administrativas econômicas e sociais desenvolveu o comércio colonial, isentou impostos para exportações, fundou o banco real, expulsou os jesuítas de Portugal, modernizou o exército. 


O despotismo esclarecido no Brasil...

O maior representante do despotismo esclarecido em Portugal foi Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, que foi ministro do rei D. José I.
Como no século XVIII o Brasil ainda era uma colônia portuguesa, o despotismo esclarecido do marquês de Pombal também teve reflexos por aqui. Assim como no Reino português, Pombal procurou reduzir o poder da Igreja Católica na Colônia, principalmente por meio da expusão dos jesuítas.
No plano econômico, aumentou o valor dos impostos e incentivou a criação de companhias de comércio. Como nessa época a extração de ouro e de diamantes estava em declínio, o aumento dos impostos gerou um enorme descontentamento em várias regiões da Colônia.

 Marquês de Pombal

Nenhum comentário:

Postar um comentário