Powered By Blogger

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Atividade sobre o Segundo Reinado (8º ano, Executivo)

1.    Complete:
a)    Durante o Segundo Reinado, quem reinou no Brasil foi ________________ II. Ele se tornou imperador, a partir de 1840, quando foi dado o Golpe da_____________________________.
b)    Durante o Segundo Reinado, existiam dois partidos políticos: o ________________________ e o ______________________________.
c)    Em 1842, houve eleições para escolha dos senadores e ministros que auxiliariam o imperador no governo. Por causa do uso da violência, foram chamadas de eleições do ____________________.
d)    Em 1848, ocorreu a Rebelião _____________________, na província de Pernambuco. Os praieiros, publicaram um documento chamado __________________________ ao Mundo.
e)    Em 1847, foi implantado no Brasil o “Parlamentarismo à _____________________________”, pois a vontade do imperador estava acima da maioria.
f)     Entre 1864 e 1870, aconteceu o conflito mais grave da América do Sul, a __________________ do _____________________. Esta guerra aconteceu devido à disputa pelo controle dos rios ________________, __________________, ___________________ e Rio da ________________. Além disso, havia uma disputa também pelas terras ___________________ e pela liderança da região ____________________. Durante esta guerra, o presidente do Paraguai era Francisco _________________  __________________. Em maio de 1865, Brasil, _________________ e _________________ formaram a Tríplice __________________. As conseqüências da Guerra para o Paraguai foi a perda de parte de suas ___________________, perda de  seu _________________ e mais de 200 mil __________________.
g)    Durante o Segundo Reinado, o produto que mais liderou as exportações brasileiras foi o ____________.  Os cafezais, inicialmente, ocupavam o litoral do ______ de _________________, depois avançaram pelo ____________ de ____________________. Além do café, o Brasil exportava também  outros gêneros como _________________, ___________________, _____________________, __________________, ________________ e ___________________.
h)    A riqueza obtida com o café, trouxe bastante progresso para a região _______________________ do Brasil. Outras coisas que contribuíram para este progresso foram a Tarifa __________________ _________________, que aumentou os impostos dos produtos e a Lei ____________________ de ____________________, que proibia a entrada de ___________________ escravizados no _____________________
  i)      No século 19, dezenas de milhares de europeus vieram para o Brasil, movidos pelo   desejo de conseguir trabalho e terra própria. Essas pessoas eram os ___________________________.

Um comentário: