Powered By Blogger

domingo, 6 de outubro de 2013

Resolução da atividade Invasões Holandesas (Cultura do RN) - 6º ano, Executivo



1. O que foi o episodio conhecido por "invasão holandesa”?
Foi quando os holandeses invadiram e dominaram o nordeste açucareiro no século XVII. Primeiro, dominaram a capital do Brasil, Salvador (1624), lá ficando por um ano, quando foram expulsos pelos colonos. Depois, invadiram Pernambuco, principal centro produtor da cana de açúcar (1630 - 1654), ficando por 24 anos.

2. O que motivou as invasões dos holandeses?
O controle da produção e comercialização do açúcar brasileiro.

3. De que forma a União Ibérica contribuiu para as invasões?
Chama-se o período em que Portugal esteve sob o domínio espanhol (1580 – 1640) de União Ibérica. Antes disso, porém, Portugal já havia estabelecido relações comerciais com os ricos negociantes holandeses, que passaram a financiar a produção açucareira no Brasil e a controlar toda a sua comercialização no mercado europeu. Em 1581, sete províncias do Norte dos Países Baixos, incluindo a Holanda, criaram a República das Províncias Unidas e passaram a lutar por sua autonomia em relação aos espanhóis. Ao incorporar Portugal, aproveitando-se do seu controle sobre o Brasil, a Espanha planejou impedir que os holandeses continuassem a comercializar o açúcar brasileiro. Era uma tentativa de sufocar economicamente a Holanda e impedir sua independência. Os holandeses reagiram rapidamente, concentrando seus esforços no controle das fontes dos produtos que negociavam. Para controlar a produção e comercialização do açúcar era necessário ocupar e se apoderar de partes do território colonial brasileiro onde ele era produzido.

4. Por que os holandeses invadiram a Bahia e Pernambuco?
Os holandeses atacaram a cidade de Salvador, pois na época o centro administrativo da colônia. Pernambuco era o principal centro econômico do Brasil, pois era o principal produtor de açúcar.

5. Quem foi Maurício de Nassau?
Nobre holandês enviado ao Brasil para assumir o cargo de governador do Brasil holandês. Ficou no cargo entre 1637 a 1644.

6. Caracterize o Governo de Maurício de Nassau (o que aconteceu?).
Nassau procurou estabelecer uma administração eficiente e um bom relacionamento com os senhores de engenho da região. Desse modo, foram colocados a disposição dos proprietários de engenho recursos financeiros, para serem utilizados na compra de escravos e de maquinário para o fabrico do açúcar. Também criou as Câmaras dos Escabinos, que eram órgãos de representação municipal, a fim de estimular a participação política da população nas decisões de interesse local. Durante o governo de Nassau, as vilas de Recife e Olinda passaram por um intenso processo de urbanização e melhoramentos que mudaram completamente a paisagem local.

7. Por que os Pernambucanos se revoltaram contra o domínio holandês?
Para explorar ao máximo a produção do açúcar brasileiro, a Holanda adotou inúmeras medidas impopulares, em especial o aumento dos impostos, o que contrariava os interesses dos proprietários de engenho.

8. Que consequência a expulsão dos holandeses trouxe para o Brasil?
A expulsão dos holandeses do território brasileiro teria um impacto negativo sobre a economia colonial. Durante o período em que estiveram no Nordeste, os holandeses tomaram conhecimento de todo o ciclo da produção do açúcar e conseguiram aprimorar os aspectos técnicos e organizacionais do empreendimento. Quando foram expulsos do Brasil, dirigiram-se para as Antilhas, passando a concorrer com o açúcar brasileiro, provocando a queda das exportações brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário