Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Uruguai e a independência do Brasil


O início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, então conhecido como a Banda Oriental, cujo território foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e de Buenos Aires, herdeira do Vice-Reinado do Prata da Espanha.
No entanto, de 1810 a 1811, José Gervasio Artigas lança uma revolta contra os espanhóis. Esse levante permite a expulsão dos colonos em 1814 e a instalação de um governo nacional em 1815. Artigas torna-se então um herói nacional. Porém, em 1821, Portugal força uma intervenção e anexa a região ao Brasil sob o nome de Província da Cisplatina. Em resposta, um grupo chamado de Trinta e Três Orientais comandado por Juan Antonio Lavelleja organiza revoltas durante os anos de 1821 e 1823, mas que não obtêm o resultado esperado.
Em 25 de agosto de 1825, a província do Uruguai declara sua independência ao Brasil. Mas é somente em 27 de agosto de1828, com a Guerra da Cisplatina, entre Brasil e Argentina, pela posse da região que sua independência se torna possível, através do Tratado de Montevidéu. As negociações para a independência tiveram o auxílio de George Canning, então ministro das relações exteriores inglês, sob a perspectiva de se consolidar a livre navegação do rio da Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário