Powered By Blogger

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cultura e Identidade (Executivo)



O que se entende por cultura?

Originalmente, esta expressão vem do latim - colere – e significa cultivar. Desde que existe como espécie até o estádio atual, o homem jamais deixou de produzir. Certamente, a mais antiga e mais recente obra do homem é a cultura.  

Resumindo, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Representa a identidade de um ser, grupo, povo, nação em todas as manifestações sócio-político-educacional. Envolve o modo de vida, padrões de comportamento, sistema de crenças, que são característicos de cada sociedade. 

Só o homem possui cultura.

Em outras palavras, pode-se dizer que nenhuma sociedade, nenhum povo, seja ele atrasado ou desenvolvido, primitivo ou civilizado, jamais agirá de forma idêntica aos demais. Poderá haver, isso sim, algumas semelhanças. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. O monoteísmo, por exemplo, tornam semelhantes às sociedades, os povos que acreditam em um só deus. Mas assemelha-os, apenas. A forma de cultuar esse deus, seu significado, o que ele representa, enfim, todo o sistema de crenças é diferente de um povo para outro.

Só o sentimento não é uma criação do homem. É algo inato nele. Mesmo assim, há diversas formas de se manifestar um sentimento. A vida e a morte são celebradas de formas diferentes de uma civilização para outra. O beijo na boca tem significados diversos – em alguns lugares ele tem a função de demonstrar o amor do homem pela mulher ou vice-versa; entre a população primitiva dos trobiandeses significa respeito, gratidão e admiração.

Cultura e Identidade 

Se levarmos em conta que identidade é tudo o que nos identifica, podemos dizer que a cultura de um povo (o que ele produz) também representa a sua identidade. O nosso modo de ser, o nosso comportamento nos identifica, dizem quem somos, dá-nos uma caracterísitca NOSSA.

Atividade

Faça uma pesquisa sobre a  história da sua família. Pergunte a seus pais sobre algo que represente a cultura de vocês. Em seguida, junte informações sobre o que foi escolhido e apresente para a sua turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário