Powered By Blogger

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Resolução do estudo dirigido: Imperialismo

1.      Preencha o quadro abaixo no seu caderno.

IMPERIALISMO
Conceito
Foi um sistema de expansão capitalista que se deu por meio de conquistas militares ou de dominação política.
Motivos
 Expansão dos negócios e ampliação das margens de lucro por parte dos empresários capitalistas, busca de matérias-primas, prestígio e poder para as nações imperialistas, mão-de-obra barata
Áreas conquistadas
 África, Ásia e Oceania
Países imperialistas
 Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Holanda, EUA, Japão.
Resultados
 Acúmulo de grande soma de capital pelos empresários; dependência e pobreza crescentes das regiões conquistadas; aculturação; milhares de mortes por causa de guerras, doenças e trabalhos forçados; aumento da rivalidade entre as nações na disputa por áreas e mercados mundiais.

2.  Qual a relação entre a industrialização na segunda metade do século XIX e a expansão imperialista?

    O surgimento da concorrência e o novo padrão industrial, que exigiam grandes investimentos e produção em escala, levam à busca por regiões onde se possa amplicar as margens de lucro do investimento, através de maior rendimento do capital empregado, do custo mais baixo das matérias-primas e da mão-de-obra.

3.      Sobre o imperialismo do século XIX, explique a Conferência de Berlim.

      Reunião das grandes potências em 1884-1885 para partilhar o continente africano entre elas.

4.      Como os países imperialistas justificavam ideologicamente a dominação colonial na África, Ásia e Oceania? 

      Os países imperialistas justificavam de diferentes formas a colonização da África, Ásia e Oceania. A principal justificativa era de cunho científico: apropriando-se das teorias de Darwin, os sociólogos da época passaram a defender a idéia de uma "superioridade racial" européia em relação a outras sociedades. Outra justificativa foi a religiosa: os religiosos europeus acreditavam que os povos da África, por exemplo, tinham um modo de vida "bárbaro" e "primitivo". Por meio da catequização, eles teriam contato com o cristianismo e valores da cultura européia, dita "superior". Dessa forma, essas sociedades deixariam de ser "primitivas" para se tornarem "civilizadas".

5.      O que foi o Socialismo científico?

     Uma nova maneira de organizar a sociedade proposta por Karl Marx e Friedrich Engels, na qual defendiam uma sociedade igualitária, através do fim da propriedade privada dos meios de produção. A transformação da sociedade capitalista teria de ser feita pelos próprios proletários, que tomariam o poder e direcionariam as políticas do Estado para atender às suas necessidades (revolução do proletariado)

6.      O que as pesquisas científicas atuais afirmam sobre o conceito de raça?

    Atualmente, está comprovada cientificamente a igualdade biológica entre os seres humanos e, portanto, a inexistência das chamadas "raças humanas". Hoje, usa-se o termo etnia para designar grupos sociais que se identificam pela mesma origem e cultura.

6.      Em sua opinião, há razões que justificam a dominação de um povo por outro? Quais?

7.      Em seu dia-a-dia, você presencia atitudes preconceituosas? Descreva-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário