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segunda-feira, 28 de julho de 2014

Filme "Os Dez Mandamentos e Moisés" (6º ano, Executivo)


1.       O filme “Os Dez Mandamentos e Moisés” conta a história do povo hebreu, em sua busca pela Terra Prometida (Palestina). Onde, primitivamente, viviam os antigos hebreus? Qual o Estado que hoje corresponde à Palestina?
  
2.       Qual era a característica religiosa dos judeus que os diferenciava dos demais povos do Oriente Antigo?

3.       Quem foi Moisés?

4.       Por que o povo hebreu foi escravizado pelos egípcios?


5.       No decorrer de longos séculos, apesar de sofrerem perseguições e discriminações, os hebreus mantiveram sua identidade. Um povo tem direito a subjugar outro povo? Justifique sua resposta.

domingo, 20 de julho de 2014

Atividade Fenícios (6º ano, Executivo)

Os caracteres da escrita

Não é fantástico poder escrever tudo a partir de vinte e dois sinais, fáceis de desenhar? Coisas sensatas ou bobas, agradáveis ou desagradáveis. Para os egípcios, com seus hieróglifos, a tarefa não era tão fácil. Para os mesopotâmicos também não, com sua escrita cuneiforme, composta por um número imenso de sinais, que não correspondiam a letras, mas, na maioria das vezes, a sílabas inteiras. Foi uma inovação incrível imaginar que um sinal poderia ser equivalente (igual) a um som (e que uma determinada letra teria uma determinada pronúncia) e que, a partir de vinte e dois sinais, seria possível formar qualquer palavra.
Os seres humanos que descobriram isso tinham necessidade de escrever muito, fossem cartas, contratos comerciais... De fato, eles eram comerciantes que percorriam o mar para comprar, vender ou trocar mercadorias ao longo de todo Mediterrâneo. Eles viviam não muito longe dos hebreus, em cidades muito maiores e mais poderosas do que Jerusalém – as cidades portuárias de Tiro e Sídon -, que lembravam a Babilônia pela quantidade de habitantes e pela agitação. Aliás, sua língua e sua religião tinham alguns pontos em comum com as dos povos mesopotâmicos.
Por outro lado, eles eram menos dados à guerra. Os fenícios, nome desse povo do mar, preferiam fazer suas conquistas de maneira diferente. Eles atravessavam o mar em seus barcos a vela e aportavam em terras estrangeiras, onde estabeleciam bancas, casas de comércio. Trocavam com as populações do lugar peles de animais e pedras preciosas por ferramentas, utensílios de cozinha e tecidos coloridos. Suas qualidades como artesãos eram reconhecidas e apreciadas até em regiões muito distantes. Aliás, tinham sido chamados a participar da construção do templo de Salomão, em Jerusalém. Seus tecidos em cores eram especialmente apreciados, sobretudo os vermelhos-púrpura, que eles levavam ao extremo do Mar Mediterrâneo.
Alguns fenícios se estabeleceram nas costas estrangeiras em que tinham aberto bancas e criaram cidades. Por toda parte eles eram bem acolhidos, tanto na África do Norte e na Espanha, como no sul da Itália, pois se sabia que traziam coisas bonitas.
Esses fenícios não se sentiam isolados de sua pátria, pois podiam enviar cartas a seus amigos de Tiro e de Sídon. Eram cartas escritas com caracteres muito simples, que eles tinham inventado – os mesmos caracteres que continuamos usando até hoje. É isso mesmo, quando você vê um B, pode saber que ele é muito pouco diferente daquele que os fenícios traçavam há 3.000 anos, quando escreviam de suas distantes cidades portuárias cheias de vida (...) aos parentes e amigos que tinham ficado em sua terra. A partir de agora com certeza você não vai se esquecer dos fenícios.
Ernest Hans Gombrich. Breve História do mundo.Trad. Monica Stahel.São Paulo: Martins Fontes, 2001.p.45-8.

Com base no texto, responda:

a)      Por que o autor denominou os fenícios como “povo do mar”?
b)      Qual a principal contribuição dos fenícios?
c)       Como surgiu a necessidade de se ter um alfabeto?
d)      Por que os fenícios que moravam em cidades distantes não se sentiam isolados de sua pátria?

e)      Por que você não vai mais se esquecer dos fenícios? Exemplifique.

Os Fenícios, ppt (6º ano, Executivo)